sexta-feira, 31 de julho de 2009


CURIOSIDADES SOBRE A REVOLUÇÃO FRANCESA

O conjunto de acontecimentos que se deram entre 5 de Maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799 chama-se Revolução Francesa.
Estes acontecimentos alteraram o quadro político e social da França. em discussão estava o Antigo Regime e a autoridade do clero e da nobreza.
A revolução foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana (1776).
Este acontecimento foi considerado como a Revolução que deu inicio á Idade Contemporânea. Terminou a servidão e os direitos feudais na França e gritou-se pelos princípios universais de “ Liberdade, Igualdade, Fraternidade” ( Liberté, Egalité, Fraternité), frase de Jean Nicolas Pache.

Antes da revoluçao francesa havia três filósofos que de modo a defender as suas teorias decidiram escrever alguns livros.

Os três filósofos eram Rousseau, Montesquiet e Voltaire que quando escreveram os seus livros era com o objectivo de defender as igualdades do povo de modo a quando houvesse uma revolução por então essas ideias em curso.

Jean Jacques Rousseau - (28 de Junho de 1712, Genebra - 2 de Julho de 1778, Ermenonville, perto de Paris) foi um filósofo suíço, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes do Iluminismo francês, Rousseau é também um precursor do romantismo.
Rousseau escreveu um livro chamado “Contrato Social” que defendia dois ideais: Vontade Geral que consistia que o povo convivesse sem conflitos dentro dos limites da liberdade de modo a que ninguém se sentisse inferiorizado.
Povo Soberano que tinha como objectivo o povo escolher os seus representantes políticos para participar na Assembleia.

François-Marie Arouet (21 de Novembro de 1694, Paris - 30 de Maio de 1778, Paris), mais conhecido pelo pseudónimo Voltaire, foi um poeta, ensaísta, dramaturgo, filósofo e historiador iluminista francês. Iniciado maçom no dia 7 de baril de 1778, na Loja Maçônica "Les Neuf Soeurs", da cidade Paris.

Voltaire no seu livro “Sobre a Tolerância” chamava a atenção á tolerância que também estava ligada com a teoria de Rousseau ( vontade geral ). O objectivo era que esse assunto fosse aprofundado para eliminar as guerras entre o povo.

Montesquiet – escreveu vários livros mas as suas teorias nunca foram publicadas nesses livros. O rei tinha três poderes e Montesquiet sugeria que esses poderes fossem divididos em três instituições diferentes e independentes: o Legislativo, o Judicial e o Executivo.


Os girondinos- eram um grupo político moderado, chefiado por Jacques-Pierre Brissot (1754-1793) durante a Revolução Francesa.
Este grupo era constituído pela media burguesia, os seus representantes eram colocados á direita na Assembleia porque eram conservadores, defendiam muitas coisas entre elas a monarquia.

Os jacobinos- eram constituídos por burgueses vindos do povo, os seus membros sentavam-se a esquerda da assembleia porque eram radicais, eram contra a monarquia e queriam instaurar uma republica, tencionavam que todos os residentes de França deviam ter o direito de votar. Os jacobinos apenas tiveram a liderança da França por uma ano (1793-1794) deixaram uma enorme marca de audácia e sangue derramado que chocou o mundo.
Ficou muito conhecida a seguinte frase”É pela violência que se deve estabelecer a liberdade” de Marat em “o amigo do povo”-1793.

Os jacobinos tiveram um grande apoio por parte de um partido moderado que era os “Sans-Cullotes” que era o partido mais representado que ocupava a parte central da assembleia.

A importância da obra “Os miseráveis” de Victor Hugo é que é um grande marco na historia de França e do mundo onde relata acontecimentos da revolução . a obra vai ficar para todo o sempre na historia do mundo porque é um documento onde esta gravada a revolução francesa. A obra relata a revolução, o povo ou terceiro estado tem como objectivo criticar a alta burguesia, a nobreza e o clero. A obra descreve parte da corrupção que caracterizava os elementos do clero e da nobreza. A corrupção praticada pelos membros do clero era que juravam fidelidade a Deus e juravam a frente do povo que não podiam ter relações com mulheres e quando regressavam aos conventos tinham prostitutas á sua espera para satisfazerem os seus desejos de homem.
Os membros da nobreza tinham outra forma de burlar o povo, para os nobres não fazia diferença porque não pagavam impostos, quando precisavam de alguma coisa, como um castelo ou outro bem qualquer, aumentavam os impostos para conseguirem saciar todos os seus desejos mas não dava nada em troca ao terceiro estado.Com a revolução a alta burguesia, a nobreza e o clero passaram a ser verdadeiros miseráveis porque houve elementos do povo que com a revolução conseguiram demonstrar o seu real valor e subiram na vida, e com isso muitos membros do povo podiam talvez vingar o seu sofrimento que foi provocado quando a altas classes faziam do povo seus escravos.


As mudanças que surgiram após a revolução francesa foram:
- A divisão dos poderes – dividir os poderes do rei em três instituições diferentes: o poder legislativo, o poder executivo e o poder judicial como tinha sugerido Montesquiet;
- Criação de Assembleias – criaram Assembleias para poder representar o terceiro estado (povo) para ninguém se sentir inferiorizado;
- Votos Censitários – permitia que todos os cidadãos de França pudessem votar para eleger o seu representante na Assembleia;
- Expansão do ideal liberal – a ideia do liberalismo começou a ser adoptada por outros países da Europa, incluindo Portugal.


O liberalismo clássico é uma ideologia ou uma forma de pensamento político que defende o aumento da liberdade individual mediante o exercício dos direitos e da lei. Este ideal inclui um sistema de governo democrático, o primado da lei, a liberdade de expressão e a livre concorrência económica.


ABRILADA - Foi uma revolta que se realizou a 30 de Abril de 1824 – esta revolta foi promovida pelo infante D. Miguel e Carlota Joaquina que era sua mãe contra D. Pedro, D. Miguel era absolutista e D. Pedro era liberalista , o objectivo da revolta era voltar ao absolutismo, mas não tendo êxito porque o corpo diplomático interviu, e os seus promotores foram isolados.

VILANFRACADA – é o nome da revolta liderada pelo infante D. Miguel em Vila Franca de Xira.
O objectivo era a reimplantação do absolutismo, mas como da primeira vez não conseguiu, quando decidiu fazer a sua revolta decidiu juntar-se a um exército absolutista.

COMUNICADO - GEOCANA
leia na integra.



AOS GLADIADORES DO TURNO MATUTINO


Usando este nosso espaço para registrar meus agradecimentos, a todos os alunos do turno MATUTINO, pela excelente, brilhante, fantástica apresentação e desempenho durante o evento ocorrido no dia de hoje, 31.07. A participação de cada um de vocês, foi primordial e abrilhantou o evento. Saibam que me orgulho de ser professor de vocês. De saber que tenho contribuído dia-a-dia para o sucesso. O NOSSO SUCESSO.

Agradeço a Deus, pois reconheço que tenho alunos FANTÁSTICOS, que sempre se propõe a buscar o melhor.

Mas não só elogios aos MELHORES ALUNOS do mundo, que quero deixar registrado aqui. Quero compartilhar e solidarizar com vocês, os sentimentos de tristeza, de insatisfação, de repúdio ao resultado absurdo da GEOCANA. Não saímos vitoriosos dela, mas não é pelo fato de não termos obtido vitória que estou (estamos) indignados. Mas sim, por que, tenho certeza de que a nossa apresentação foi MUITO - MUITO superior, a apresentação feita pela outra equipe. O RESULTADO FOI UM ABSURDO - NÃO ACEITO.

Não obtivemos excito, sendo que fizemos o melhor, fomos os melhores. O mais triste é perceber que vencemos em três dos cinco jurados. Apenas dois jurados, por questões obscuras e alheias, nos prejudicou, nos lesando em 10 pontos. Sei também que não houve imparcialidade, por parte de quem deveria ser imparcial, que em vários momentos demonstrou preferências pela vitória da outra equipe. Quero dizer também, que tenho respeito pelos alunos e colegas profissionais que trabalharam na equipe Vermelha do vespertino, não objetivo aqui desrespeitar ou desmerece-los, mas apenas pontuar os fatos.


REPÚDIO o resultado dado pelos jurados. Nos EQUIPE GLADIADORES fomos vitoriosos, puro e simplesmente por uma questão de lógica.

A NOSSA VITÓRIA É MORAL.

ESSE PRÊMIO É NOSSO.

MEU GRANDE ABRAÇO A TODOS OS ALUNOS.

OS MELHORES ALUNOS DO MUNDO.!!!!!!!!!!!!!!!!


deixe sua manifestação no espaço ao lado.

MAS SEM AGREDIR NINGUÉM. SEM USAR PALAVRAS OU TERMOS OFENSIVOS.

quarta-feira, 29 de julho de 2009



Tarefa 2 - RPP EEEM "Nossa Senhora de Lourdes"
3º Ano

Linha do tempo com imagens

Objetivos: Desenvolver os conteúdos da unidade; desenvolver a capacidade de selecionar imagens; desenvolver a habilidade de pesquisar; desenvolver a capacidade de síntese.
Indicação: Unidade 4: A crise do capitalismo e a Segunda Guerra Mundial.
Desenvolvimento:
1º passo: Estabelecer com os alunos quais são os marcos fundamentais da 2ª GM.
2º passo: Solicitar aos alunos que montem uma linha do tempo com esses marcos em Power point..
3º passo: Pedir aos alunos que pesquisem em enciclopédias, livros ou internet imagens referentes a esses marcos históricos.
4º passo: Para cada marco devem ser selecionadas pelo menos duas imagens.
5º passo: Peça aos alunos que retomem a linha do tempo e acrescentem as imagens com suas
respectivas legendas.
6º passo: As Linhas do Tempo deverão ser apresentadas em sala de aula.

Site de busca: http://www.grandesguerras.com.br/cronologia

sexta-feira, 17 de julho de 2009

AULA DE CAMPOVITÓRIA 2009

Aos alunos da 8ª série da EMEF "Dr. Emir de Macedo Gomes", em contato com o setor de agendamentos da fábrica Chocolates Garoto, fui comunicado de que a reforma e ampliação das dependências industriais, estão previstas para terminarem apenas no final de setembro. Tendo em vista que a data para a visita, se estenderá muito, conversaremos em sala de aula, sobre a possibilidade para que aula aconteça nos finais de agosto e início de setembro, não havendo visita a Chocolates Garoto.
Caso o consenso entre nos seja pela manutenção da ida a Garoto, foi agendado as seguintes datas:
08 de outubro às 08:00
14 de outubro as 08:00

quarta-feira, 15 de julho de 2009

ATIVIDADES ORIENTADAS BIMESTRAIS

Tarefas Avaliativas do 3º Bimestre
PERÍODO: 21.07 A 30.09.09


6ª SÉRIE A e B
ETAPA 1 – Organizador prévio sobre o Mercantilismo. (individual) Unidade 5 – O encontro entre dois mundos. Valor 5,0 pontos. DATA: 21.08.2009 (sexta-feira)
ETAPA 2
- Avaliação Escrita da unidade 5 – O encontro entre dois mundos (individual) Valor 10,0 pontos. Data: 05.06.2009 - sexta-feira.
ETAPA 3
– Tabela Comparativa – Unidade 6 – A exploração dos impérios coloniais (grupo 3 ou 4) Valor 5,0 pontos Data: 04.09.2009 (sexta-feira)
ETAPA 4
- Avaliação Escrita da unidade 6 - A exploração dos impérios coloniais (em dupla) Valor 10,0 pontos. Data: 18.09.2009 (sexta-feira)
Tarefa Avaliativa Etapa 1
Atividades – História 7º ano – Unidade 5
Organizador prévio sobre mercantilismo.
Objetivos:
Levantar os conhecimentos prévios dos alunos; Desenvolver as habilidades de inferir, deduzir e solucionar problemas. Desenvolver os conceitos mais importantes relacionados à política mercantilista.
Desenvolvimento:
1º passo: Orientar os alunos sobre o que é e para quê serve um trabalho de organizador prévio. 2º passo: Apresentar os problemas e pedir que, para cada problema, sejam apresentadas soluções criativas, mas plausíveis.
3º passo:
Discutir
com os alunos as respostas dadas e estabelecer as relações entre os problemas e as regras da política mercantilista.
4º passo:
No final, faça uma explicação sobre o que foi a política mercantilista.
Tarefa Avaliativa Etapa 3
Atividade – História 7º ano – Unidade 6 Tabela comparativa.
Objetivos: Desenvolver a capacidade de comparar; desenvolver a habilidade de produzir tabela; ampliar os estudos da unidade.
Desenvolvimento:
1º passo: Dividir a classe em grupos de 3 ou 4 alunos.
2º passo:
Solicitar aos grupos que retomem os textos da unidade 6 e destaquem, escrevendo em forma de itens, os principais aspectos políticos, econômicos e sociais das colonizações espanhola e portuguesa na América.

3º passo:
De posse desse material, os alunos deverão produzir, em uma cartolina, uma tabela comparativa apontando as semelhanças e as diferenças
entre os dois modelos de colonização. Saliente que a tabela deve mostrar os aspectos mais importantes da forma de organização política, da forma de exploração econômica e forma da organização social.
4º passo:
Exponha as tabelas na classe e peça que os grupos comentem os trabalhos dos colegas apontando os erros e os acertos.



Tarefas Avaliativas do 3º Bimestre
PERÍODO: 21.07 A 30.09.09


7ª SÉRIE A e B

Etapa 1 – Trabalho com documentos visuais – Unidade 5. Valor 5,0 pontos (individual) Data: 05.08.2009 (quarta-feira)

Etapa 2 – Avaliação Escrita unidade 4 e 5 – Revolução Francesa. Valor: 10,0 pontos (individual) Data:12.08.2009 (quarta-feira)

Etapa 3 – Montando um vocabulário de conceitos importantes. Unidade 6. Valor 5,0 pontos (grupo) Data: 09.09.2009 (quarta-feira)

Etapa 4 – Avaliação Escrita da Aula de Campo a Santa Teresa. Mural e Trabalho de Pesquisa Escrito. 10,0 pontos (dupla). Data julho e agosto

Tarefa Avaliativa Etapa 2

Atividades – História 8º ano – Unidade 5

Trabalho com documentos visuais

Objetivos:

Valorizar a pesquisa através da análise de documentos visuais;

Desenvolver a habilidade de observação;

Desenvolver a capacidade de comparação.

Desenvolvimento:

1º passo: Solicite aos alunos que observem com atenção as imagens das páginas 121, 122 (as duas) e 135.

2º passo: Peça aos alunos que escrevam os nomes dos autores das pinturas (se houver) e os

nomes das pinturas.

3º passo: Solicite aos alunos que observem o máximo de detalhes possíveis.

4º passo: Pergunte aos alunos quais informações as pinturas fornecem sobre os acontecimentos

retratados. Peça para que registrem todas as informações.

5º passo: Questione os alunos sobre o fato das pinturas (das páginas 122 e 135) não terem sido

feitas por pessoas que viveram na época dos acontecimentos. Que implicações há sobre esse

fator? Peça para que os alunos registrem.

6º passo: Peça aos alunos que comparem as imagens. Que diferenças e semelhanças podem ser observadas?

7º passo: Os alunos podem entregar um relatório final sobre suas conclusões.

Tarefa Avaliativa Etapa 3

Atividade – História 8º ano – Unidade 6

Montando um vocabulário de conceitos importantes.

Objetivos: Ampliar o conhecimento do vocabulário específico da área de História; ampliar os estudos sobre os conteúdos da unidade; fixar os conteúdos mais importantes relacionados com

os conteúdos da unidade; desenvolver a habilidade de selecionar.

Desenvolvimento:

1º passo: Peça aos alunos que retomem todos os capítulos da Unidade 6 com o objetivo de selecionarem as palavras ou as expressões mais significativas, que estejam relacionadas ao conteúdo.

2º passo: Peça que façam duas seleções: uma com expressões ou palavras que tenham um sentido genérico, ou seja, que podem ser aplicadas em qualquer tempo e em qualquer lugar (exploração, por exemplo) e outra que tenham sentido específico, isto é, só podem ser utilizadas

na época específica dos fatos relacionados ao conteúdo estudado (Bloqueio Continental, por exemplo).

3º passo: Cada seleção deverá ter no mínimo dez palavras ou expressões.

4º passo: Solicite aos alunos que procurem o significado mais adequado no dicionário e peçam que anotem em seus cadernos.

5º passo: Peça aos alunos que montem no mural da classe um painel sobre as palavras ou expressões mais significativas.




Tarefas Avaliativas do 3º Bimestre
PERÍODO: 21.07 A 30.09.09

8ª SÉRIE A e B

Etapa 1Produção Arte sobre o filme “A Lista de Schindler, Os últimos dias de Hitler e O resgate do soldado Ryan. Valor: 5,0 pontos (4 ou 5 pessoas) Data 17.08.09 (segunda-feira)

Etapa 2 – Avaliação Escrita da unidade 4 – A crise do capitalismo e a Segunda guerra mundial. Valor: 10,0 pontos (individual) 20.08.09 (quinta-feira)

Etapa 3 – Atividade Avaliativa unidade 5 – A era Vargas – Criando títulos. Valor: 5,0 pontos (3 ou 4 pessoas) 10.09.09 (quinta-feira)

Etapa 4 – Avaliação Escrita da unidade 5 – A era Vargas. Valor 10,0 pontos. (dupla) 14.09 ou 21.09.09 (segunda-feira)



segunda-feira, 13 de julho de 2009

NOTAS BIMESTRAIS - 2° BIMESTRE

EMEF “DR. EMIR DE MACEDO GOMES”

6ª A

6ª B

7ª A

7ª B

8ª A

8ª B

8ª A ER

8ª B ER

01

11,0

01

6,5

01

10,5

01

10,5

01

13,5

01

5,5

01

01

02

15,0

02

14,0

02

16,0

02

12,0

02

***

02

13,0

02


02


03

16,0

03

8,0

03

-----

03

13,5

03

12,5

03

7,5

03


03


04

11,5

04

10,0

04

8,5

04

14,5

04

7,5

04

9,5

04


04


05

15,5

05

8,5

05

10,0

05

15,5

05

9,5

05

14,0

05


05


06

16,0

06

11,0

06

9,5

06

9,5

06

9,5

06

12,5

06


06


07

11,0

07

10,0

07

11,0

07

-----

07

11,0

07

11,0

07


07


08

11,0

08

7,5

08

15,5

08

8,5

08

11,0

08

8,0

08


08


09

11,0

09

14,5

09

10,5

09

7,0

09

10,0

09

8,0

09


09


10

13,0

10

9,0

10

14,5

10

9,5

10

11,0

10

11,5

10


10


11

11,5

11

12,5

11

-----

11

14,0

11

11,0

11

8,0

11


11


12

-----

12

7,0

12

10,0

12

8,5

12

9,0

12

7,0

12


12


13

-----

13

11,0

13

10,0

13

-----

13

7,5

13

11,5

13


13


14

14,0

14

10,5

14

11,0

14

3,0

14

15,0

14

16,5

14


14


15

10,0

15

9,5

15

13,5

15

9,0

15

14,0

15

10,5

15


15


16

11,0

16

10,5

16

10,5

16

9,0

16

9,5

16

11,0

16


16


17

11,5

17

11,0

17

10,5

17

9,5

17

15,0

17

11,0

17


17


18

9,5

18

-----

18

14,0

18

11,5

18

11,5

18

***

18


18


19

12,0

19

11,0

19

-----

19

10,0

19

7,5

19

-----

19


19


20

10,5

20

10,5

20

10,0

20

5,0

20

***

20

12,0

20


20


21

10,0

21

14,5

21

9,5

21

8,5

21

10,5

21

8,5

21


21


22

9,5

22

10,5

22

13,0

22

11,5

22

6,5

22

11,0

22


22


23

10,0

23

11,0

23

6,0

23

12,5

23

7,5

23

3,5

23


23


24

11,5

24

9,5

24

14,0

24

13,5

24

12,5

24

11,5

24


24


25

11,0

25

10,0

25

14,0

25

12,0

25

***

25

12,0

25


25


26

12,0

26

9,5

26

15,0

26

13,5

26

14,0

26

***

26


26


27

10,5

27

10,0

27

4,5

27

9,0

27

6,5

27

10,0

27


27


28

13,0

28

7,5

28

9,0

28

7,5

28

8,0

28

12,0

28


28


29

15,0

29

-----

29

7,0

29

14,5

29

12,0

29

15,0

29


29


30

11,5

30

7,0

30

-----

30

7,0

30

12,0

30

9,5

30


30


31

-----

31

11,0

31

8,5

31

13,0

31

14,5

31

***

31


31


32

8,0

32

8,5

32

13,0

32

9,0

32

***

32

2,0

32


32


33

17,0

33

8,5

33

11,5

33

14,5

33

12,5

33

5,0

33


33


34

9,5

34

13,5

34

3,5

34

15,5

34

11,0

34

8,5

34


34


35

11,5

35

15,0

35

16,5

35

11,0

35

8,0

35

15,5

35


35


36

6,5

36

11,0

36

----

36

8,5

36

12,5

36

10,5

36


36


37

9,0

37

10,0

37

13,5

37

13,0

37


37


37


37


38

-----

38

8,0

38

10,0

38

15,5

38


38


38


38


39

9,0

39

13,0

39


39


39


39


39


39


40

14,0

40

11,0

40


40


40


40


40


40


41

***

41

***

41


41


41


41


41


41


42


42


42


42


42


42


42


42


43


43


43


43


43


43


43


49


----- Aluno Transferido ou remanejado.

*** Aluno com a nota a ser atualizada no sistema.

As notas de Educação Religiosa serão lançadas posteriormente.

Aquário do Blog HQ

MENSAGENS

TV Novo Tempo