segunda-feira, 21 de setembro de 2009

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES - 8ªB MATUTINO

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1. A) Política federal de intervenção.

B) Colocada à margem do poder central, a elite paulista reivindicava o fim do Governo Provisório, novas eleições para presidência da República, autonomia estadual, deposição do interventor nomeado para São Paulo e uma nova Constituição para o país.

C) julho de 1932.

D) Aproximadamente 3 meses.

E) Governo federal.

F) Um interventor paulista foi designado para São Paulo e se abriu caminho para a convocação de uma Assembléia Constituinte.

2. a) Qual o nome da reação militar paulista contra o governo federal, em 1932, que exigia a elaboração de uma nova Constituição para o país?

b) qual foi o acordo, inicialmente entre mineiros e gaúchos, para fazer oposição à política federal de Primeira República?

c) Que nome se dá ao regime que instituiu uma ditadura, com a suspensão dos direitos democráticos da Constituição de 1934 e das eleições que se realizariam em 1938?

d) Como ficou conhecida a revolta, em 1935, que teve o objetivo de instaurar um governo comunista?

3. a) Eles se referem à era Vargas. O primeiro refere-se particularmente ao golpe de 1937, e o segundo, à Revolução de 1930, que instituiu o governo Vargas.

b) Segundo o cordel, o que motivou o golpe de 1937 foi a intenção de Getúlio de acabar com anarquia que existia no país, salvar a pátria e combater a miséria que atingia a população mais pobre.

c) Não, segundo a análise de Tronca a Revolução de 1930 concretizou-se com base na repressão e na manipulação do movimento operário pelas classes dominantes e por aqueles que se diziam representantes dos trabalhadores.

d) O cordel é uma fonte literária, um documento para o estudo da era Vargas e da visão que muitos brasileiros tinham da figura de Getúlio. O texto que Italo Tronca é parte de um conhecimento historiográfico, elaborador a partir da análise de um pesquisador sobre o mesmo período.

4. Atualizando. Questão não passada em sala de aula.

5. AIB: Ação Integralista Brasileira e ANL: Aliança Nacional Libertadora. A AIB, inspirando-se nos regimes totalitários europeus (nazismo e fascismo), defendia um regime dessa natureza também para o Brasil. Era, por definição, contra o comunismo. AANL, ao contrário, era favorável ao comunismo e contrária ao avanço do nazismo e do fascismo na Europa. Defendia um governo popular para o Brasil.

6. Entre outras medidas, estabeleceram-se a garantia da igualdade salarial entre homens e mulheres, e a jornada diária de 8 horas de trabalho. A legislação trabalhista visa proteger os trabalhadores contra a exploração e os abusos dos patrões e garantir direitos como férias, registro em carteira e 13º salário.

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1. O populismo está relacionado à presença das classes populares urbanas no cenário político, conseqüência do acentuado processo de industrialização a partir de 1930. O líder populista (cuja expressão máxima é Getúlio Vargas) se apóia nos trabalhadores das cidades, exaltando suas qualidades, dignificando o trabalho e despertando sentimentos de participação e identificação com a nação. A intenção é fazer com que os trabalhadores urbanos o identifiquem como defensor das causas sociais e dos interesses do país.

2. Ele exaltava suas qualidades, dignificando o trabalho, despertando sentimento de participação e identificação nacionais, além de controlar os sindicatos.

3. Forte propaganda política, promoção de cerimônias públicas e a instituição de uma legislação social.

4. Resposta pessoal.

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1. O governo de Getúlio Vargas deu ênfase à educação com o objetivo de criar uma elite intelectual nacional. A produção artística, por sua vez, embora ainda restrita á elite, cresceu e se diversificou. O elemento que mais se destacou foi o rádio, que tinha abrangência nacional e se tornou extremamente popular, permitindo que cidadãos de todas as classes sociais o ouvissem e passassem a ter acesso aos seus programas de entretenimento e de informação.

2. Atualizando. Questão não passada em sala de aula.

3. a) O poema, publicado em 1934, faz referência ao agitado momento político e social pelo qual passava o Brasil no início da década de 30: as revoluções de 30 e 32 e o assassinato de João Pessoa.

b) O conceito de identidade nacional. A 1ª estrofe usa o recurso da ironia, louvando o país e suas características peculiares, bem ao estilo nacionalista, desenvolvido por Vargas. A 2ª nega a existência e a necessidade de uma identidade nacional, denunciando a ideologia oficial.

c) Resposta pessoal.

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