quinta-feira, 21 de maio de 2009

SITE



ATENÇÃO!!!!




EM


BREVE


VOCÊ


PODERÁ


ACESSAR:





AGUARDE O QUE VEM POR AI!!!!!!!


6ª SÉRIE - 7º ANO

TAREFAS AVALIATIVAS - 2º BIMESTRE

ETAPA 1 - Análise de filme - DVD Linha do Tempo (em grupo) 3,0 pontos. DATA: 26.05.2009 (para 6ª A Mat.) 28.05.2009 (para a 6ª B Mat.)
ETAPA 2 -
Avaliação Escrita da unidade 3 - Mudanças na Europa (individual) Valor 7,0
pontos. Data: 05.06.2009 - sexta-feira.
ETAPA 3 - Escrevendo contra a intolerância religiosa (individual) Valor 3,0 pontos
Data: 26.06.2009 (sexta-feira)
ETAPA 4 - Avaliação Escrita da unidade 4 - Mudança na arte na religião (em dupla) Valor 7,0 pontos. Data: 03.07.2009 (sexta-feira)

ORIENTAÇÕES ETAPA 1 - Análise de filme - DVD Linha do tempo

Objetivos: Desenvolver a capacidade de observar uma obra cinematográfia sobre um determinado ponto de vista; desenvolver a capacidade de debate; desenvolver a capacidade de argumentação.

Indicação: Unidade 3 - Mudanças na Europa

Desenvolvimento:

1º Passo: Debater em sala de aula, sobre as características de uma cidade medieval que voltaram a ter importância na Baixa Idade Média.

2º Passo: Assistir ao filme "Linha do Tempo", sendo que os alunos deverão observar como era a cidade medieval retratada no filme. Todos os detalhes devem ser observados e anotados. O tema do filme, não é mostrar como era uma cidade medieval, mas sim que se passa nesse local e que é possivel obter informações sobre o que esta sendo estudado.

3º Passo: Após assistir ao filme, os alunos se reunirão em grupo de 4 ou 5 componentes para debaterem sobre as observações feitas e levantarem dois argumentos positivos sobre como era viver em uma cidade como a exibida no filme e dois argumentos negativos.

4º Passo: Reunidos em uma plenária, cada grupo deverá expor seus argumentos. Os grupos deverão fazer criticas entre si (claro que respeitando o direito de fala de cada um e a necessidade ouvir).

Sugestões de filmes em DVD sobre a unidade 3 - Mudanças na Europa
* Lancelot - o primeiro cavaleiro.

Sinopse: Na época mítica do Rei Arthur, uma história e aventura e paixão. Um triangulo amoroso que pode abalar o destino de um povo.

Indicações: o filme reconstroi em suas imagens e cenas as formações de povoados e cidades (Castelos Medievais, Comércio e feiras), as alianças militares e casamentos arranjados que garantiam a união, fortalecimento e existência dos reinos.






* Rei Arthur.
Sinopse: O épico retrata a aliança entre o Rei, o pacto de irmanda com Lancelot e a lealdade dos Cavaleiros da Tavóla Redonda numa busca pela liberdade e tentativa de salvar seu povo e entes queridos.

Indicações: Assim como o filme Lancelot - o primeiro cavaleiro, este filme embora com muitos efeitos especiais modernos, caracteriza a organização social do periódo medieval e o pacto de fidelidade, juramentados pela palavra empenha. É uma exceletente produção que pode ser perfeitamente usada em sala de aula, embora recomendável não exibir algumas cenas de guerra e outras, pois o filme tem classificação indicativa de 14 anos.



* As Aventura de Robin Hood.


Outro filme muito interessante. Uma narrativa de Robin Hood que rouba dos ricos para dar aos pobres.


* Joana D'arc
Sinopse: Joana D'arc foi uma heroína francesa, que defendeu a França contra as invasões inglesas durante a Guerra dos Cem Anos. Após uma batalha, aprisionaram Joana e entregaram-na aos inimigos. Joana foi julgada. Como usava roupas masculinas e dizia ouvir vozes, a camponesa foi condena à prisão perpetua por prática de bruxaria. Essa morte foi mudada de pois para morte na fogueira.


Aquário do Blog HQ

MENSAGENS

TV Novo Tempo