domingo, 10 de abril de 2011

Carta Crítica à Quintino Bocaiuva

Tarefa Avaliativa Etapa 2
Capítulo 2 – Brasil: a construção da República
Capítulo 3 - República: primeiras revoltas populares



1) Título: Carta Crítica à Quintino Bocaiuva.
2) Objetivos:
• Desenvolver a habilidade de comparação;
• Relembrar e analisar os avanços, retrocessos e rupturas da conjuntura do início da República brasileira;
• Desenvolver a produção de textos contínuos;
• Demonstrar domínio da Língua Portuguesa;
3) Indicação: Capítulo 2 - Brasil: a construção da República e Capítulo 3 - República: priemiras revoltas populares.
4) Desenvolvimento:
1º passo: Pesquisar e analisar atentamente os textos do Manifesto Republicano.
2º passo: Retomar os temas estudados sobre a República brasileira.
3º passo: Refletir sobre as ideologias contidas no Manifesto Republicano.
4º passo: Retome a frase de Quintino Bocaiuva comentada no capítulo 2 e transcrita a seguir, na qual ele afirmava: “a república, como nós a queremos e como a temos proclamado em vários dos nossos manifestos, tem de ser – e deve ser – um governo de liberdade, e igualdade, de fraternidade, de justiça, de paz, de progresso e de ordem; de garantias para todos os direitos e de respeito para todos os interesses legítimos”.
5º passo: A partir do que você estudou nos capítulo 2 e 3, redija uma carta em resposta ao autor da frase. Verifique se as mudanças que ele julgava necessárias ocorreram, se a República Velha realmente foi capaz de garantir a liberdade, igualdade, fraternidade, justiça e progresso para a maioria dos cidadãos brasileiros. Ao escrever seu texto, recorra a exemplos concretos e utilize argumentos consistentes para provar sua tese. Se necessário, utilize imagens.
6º passo: Você deverá expor oralmente o conteúdo de sua carta para a turma.
5) Sugestões:
Para estudar o Manifesto Repúblicano, pode-se pesquisar os links abaixo:

CRITÉRIOS A SEREM AVALIADOS:

O professor observará se o comentário contemplou os seguintes requisitos:
· Fidelidade ao tema proposto; (0,5)
· Clareza e coesão; (0,8)
· Fundamentação Teórica (articulação com os conteúdos abordados); (0,5)
· Originalidade; (0,6)
· Encadeamento lógico das idéias; (0,6)
· Poder de argumentação; (1,5)
· Posicionamento crítico; (1,5)

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