Atividade e Avaliação – História 6ª série – Unidade 4
Escrevendo contra a intolerância
Objetivos: Discutir a questão da intolerância religiosa; desenvolver a linguagem escrita; promover uma atitude de posicionamento crítico dos alunos diante da questão. Utilizar notícias e
reportagens como fonte histórica.
Indicação: Unidade 4: Mudanças na arte e na religião.
Desenvolvimento:
1º passo: Retomar o conteúdo das Reformas Religiosas e discutir a questão da intolerânciareligiosa.
2º passo: Solicite aos alunos que pesquisem em jornais e revistas sobre conflitos religiosos nos dias atuais. Peça para que os alunos tragam as notícias e marque uma aula para que digam o que encontraram.
3º passo: Amplie a discussão solicitando aos alunos que contem casos que conheçam deintolerância religiosa.
4º passo: Após as discussões, peça aos alunos para que criem um manifesto que mostre argumentos que mostrem os pontos negativos da prática de intolerância religiosa.
5º passo: Exponha os manifestos pela escola.
DATAS:
reportagens como fonte histórica.
Indicação: Unidade 4: Mudanças na arte e na religião.
Desenvolvimento:
1º passo: Retomar o conteúdo das Reformas Religiosas e discutir a questão da intolerânciareligiosa.
2º passo: Solicite aos alunos que pesquisem em jornais e revistas sobre conflitos religiosos nos dias atuais. Peça para que os alunos tragam as notícias e marque uma aula para que digam o que encontraram.
3º passo: Amplie a discussão solicitando aos alunos que contem casos que conheçam deintolerância religiosa.
4º passo: Após as discussões, peça aos alunos para que criem um manifesto que mostre argumentos que mostrem os pontos negativos da prática de intolerância religiosa.
5º passo: Exponha os manifestos pela escola.
DATAS:
6ª B MAT.: 29.06.09 (terça-feira)
6ª A Mat.: 02.06.09 (quinta-feira)
Temáticas importantes para Avaliação da Unidade 4 - Mudanças na arte e na religião.
6ª A Mat.: 02.06.09 (quinta-feira)
Temáticas importantes para Avaliação da Unidade 4 - Mudanças na arte e na religião.
- O que foi o RENASCIMENTO?
- Principais características
- Definir humanismo, teocentrismo, geocentrismo, antropocentrismo, heliocentrismo.
- Mecenas.
- Individualismo;
- Principais artistas do renascimento e suas principais obras;
- Martinho Lutero e sua importância.
- Surgimento da Igreja Luterana.
- O que foi a Reforma Protestante.
- Sacramentos da Igreja Católica;
- Definir Calvinismo e suas doutrinas.
- Definir Anglicanismo e os motivos de seu surgimento.
- Definir o que é: Catecismo, Jesuita e Inquisição.