domingo, 28 de junho de 2009

Atividade e Avaliação – História 6ª série – Unidade 4

E
screvendo contra a intolerância

Objetivos: Discutir a questão da intolerância religiosa; desenvolver a linguagem escrita; promover uma atitude de posicionamento crítico dos alunos diante da questão. Utilizar notícias e
reportagens como fonte histórica.
Indicação: Unidade 4: Mudanças na arte e na religião.
Desenvolvimento:
1º passo: Retomar o conteúdo das Reformas Religiosas e discutir a questão da intolerânciareligiosa.
2º passo: Solicite aos alunos que pesquisem em jornais e revistas sobre conflitos religiosos nos dias atuais. Peça para que os alunos tragam as notícias e marque uma aula para que digam o que encontraram.
3º passo: Amplie a discussão solicitando aos alunos que contem casos que conheçam deintolerância religiosa.
4º passo: Após as discussões, peça aos alunos para que criem um manifesto que mostre argumentos que mostrem os pontos negativos da prática de intolerância religiosa.
5º passo: Exponha os manifestos pela escola.

DATAS:
6ª B MAT.: 29.06.09 (terça-feira)
6ª A Mat.: 02.06.09 (quinta-feira)

Temáticas importantes para Avaliação da Unidade 4 - Mudanças na arte e na religião.
  1. O que foi o RENASCIMENTO?
  2. Principais características
  3. Definir humanismo, teocentrismo, geocentrismo, antropocentrismo, heliocentrismo.
  4. Mecenas.
  5. Individualismo;
  6. Principais artistas do renascimento e suas principais obras;
  7. Martinho Lutero e sua importância.
  8. Surgimento da Igreja Luterana.
  9. O que foi a Reforma Protestante.
  10. Sacramentos da Igreja Católica;
  11. Definir Calvinismo e suas doutrinas.
  12. Definir Anglicanismo e os motivos de seu surgimento.
  13. Definir o que é: Catecismo, Jesuita e Inquisição.
Datas das avaliações: 03.07.09 (sexta-feira)

Aquário do Blog HQ

MENSAGENS

TV Novo Tempo