Tarefas Avaliativas do 3º Bimestre
PERÍODO: 21.07 A 30.09.09
6ª SÉRIE A e B
ETAPA 2 - Avaliação Escrita da unidade 5 – O encontro entre dois mundos (individual) Valor 10,0 pontos. Data: 05.06.2009 - sexta-feira.
ETAPA 3 – Tabela Comparativa – Unidade 6 – A exploração dos impérios coloniais (grupo 3 ou 4) Valor 5,0 pontos Data: 04.09.2009 (sexta-feira)
ETAPA 4 - Avaliação Escrita da unidade 6 - A exploração dos impérios coloniais (em dupla) Valor 10,0 pontos. Data: 18.09.2009 (sexta-feira)
3º passo: Discutir com os alunos as respostas dadas e estabelecer as relações entre os problemas e as regras da política mercantilista.
4º passo: No final, faça uma explicação sobre o que foi a política mercantilista.
Atividade – História 7º ano – Unidade 6 Tabela comparativa.
2º passo: Solicitar aos grupos que retomem os textos da unidade 6 e destaquem, escrevendo em forma de itens, os principais aspectos políticos, econômicos e sociais das colonizações espanhola e portuguesa na América.
3º passo: De posse desse material, os alunos deverão produzir, em uma cartolina, uma tabela comparativa apontando as semelhanças e as diferenças entre os dois modelos de colonização. Saliente que a tabela deve mostrar os aspectos mais importantes da forma de organização política, da forma de exploração econômica e forma da organização social.
4º passo: Exponha as tabelas na classe e peça que os grupos comentem os trabalhos dos colegas apontando os erros e os acertos.
PERÍODO: 21.07 A 30.09.09
7ª SÉRIE A e B
Etapa 1 – Trabalho com documentos visuais – Unidade 5. Valor 5,0 pontos (individual) Data: 05.08.2009 (quarta-feira)
Etapa 2 – Avaliação Escrita unidade 4 e 5 – Revolução Francesa. Valor: 10,0 pontos (individual) Data:12.08.2009 (quarta-feira)
Etapa 3 – Montando um vocabulário de conceitos importantes. Unidade 6. Valor 5,0 pontos (grupo) Data: 09.09.2009 (quarta-feira)
Etapa 4 – Avaliação Escrita da Aula de Campo a Santa Teresa. Mural e Trabalho de Pesquisa Escrito. 10,0 pontos (dupla). Data julho e agosto
Tarefa Avaliativa Etapa 2
Atividades – História 8º ano – Unidade 5
Trabalho com documentos visuais
Objetivos:
Valorizar a pesquisa através da análise de documentos visuais;
Desenvolver a habilidade de observação;
Desenvolver a capacidade de comparação.
Desenvolvimento:
1º passo: Solicite aos alunos que observem com atenção as imagens das páginas 121, 122 (as duas) e 135.
2º passo: Peça aos alunos que escrevam os nomes dos autores das pinturas (se houver) e os
nomes das pinturas.
3º passo: Solicite aos alunos que observem o máximo de detalhes possíveis.
4º passo: Pergunte aos alunos quais informações as pinturas fornecem sobre os acontecimentos
retratados. Peça para que registrem todas as informações.
5º passo: Questione os alunos sobre o fato das pinturas (das páginas 122 e 135) não terem sido
feitas por pessoas que viveram na época dos acontecimentos. Que implicações há sobre esse
fator? Peça para que os alunos registrem.
6º passo: Peça aos alunos que comparem as imagens. Que diferenças e semelhanças podem ser observadas?
7º passo: Os alunos podem entregar um relatório final sobre suas conclusões.
Tarefa Avaliativa Etapa 3
Atividade – História 8º ano – Unidade 6
Montando um vocabulário de conceitos importantes.
Objetivos: Ampliar o conhecimento do vocabulário específico da área de História; ampliar os estudos sobre os conteúdos da unidade; fixar os conteúdos mais importantes relacionados com
os conteúdos da unidade; desenvolver a habilidade de selecionar.
Desenvolvimento:
1º passo: Peça aos alunos que retomem todos os capítulos da Unidade 6 com o objetivo de selecionarem as palavras ou as expressões mais significativas, que estejam relacionadas ao conteúdo.
2º passo: Peça que façam duas seleções: uma com expressões ou palavras que tenham um sentido genérico, ou seja, que podem ser aplicadas em qualquer tempo e em qualquer lugar (exploração, por exemplo) e outra que tenham sentido específico, isto é, só podem ser utilizadas
na época específica dos fatos relacionados ao conteúdo estudado (Bloqueio Continental, por exemplo).
3º passo: Cada seleção deverá ter no mínimo dez palavras ou expressões.
4º passo: Solicite aos alunos que procurem o significado mais adequado no dicionário e peçam que anotem em seus cadernos.
5º passo: Peça aos alunos que montem no mural da classe um painel sobre as palavras ou expressões mais significativas.
PERÍODO: 21.07 A 30.09.09
8ª SÉRIE A e B
Etapa 1 – Produção Arte sobre o filme “A Lista de Schindler, Os últimos dias de Hitler e O resgate do soldado Ryan. Valor: 5,0 pontos (4 ou 5 pessoas) Data 17.08.09 (segunda-feira)
Etapa 2 – Avaliação Escrita da unidade 4 – A crise do capitalismo e a Segunda guerra mundial. Valor: 10,0 pontos (individual) 20.08.09 (quinta-feira)
Etapa 3 – Atividade Avaliativa unidade 5 – A era Vargas – Criando títulos. Valor: 5,0 pontos (3 ou 4 pessoas) 10.09.09 (quinta-feira)
Etapa 4 – Avaliação Escrita da unidade 5 – A era Vargas. Valor 10,0 pontos. (dupla) 14.09 ou 21.09.09 (segunda-feira)