quarta-feira, 15 de julho de 2009

ATIVIDADES ORIENTADAS BIMESTRAIS

Tarefas Avaliativas do 3º Bimestre
PERÍODO: 21.07 A 30.09.09


6ª SÉRIE A e B
ETAPA 1 – Organizador prévio sobre o Mercantilismo. (individual) Unidade 5 – O encontro entre dois mundos. Valor 5,0 pontos. DATA: 21.08.2009 (sexta-feira)
ETAPA 2
- Avaliação Escrita da unidade 5 – O encontro entre dois mundos (individual) Valor 10,0 pontos. Data: 05.06.2009 - sexta-feira.
ETAPA 3
– Tabela Comparativa – Unidade 6 – A exploração dos impérios coloniais (grupo 3 ou 4) Valor 5,0 pontos Data: 04.09.2009 (sexta-feira)
ETAPA 4
- Avaliação Escrita da unidade 6 - A exploração dos impérios coloniais (em dupla) Valor 10,0 pontos. Data: 18.09.2009 (sexta-feira)
Tarefa Avaliativa Etapa 1
Atividades – História 7º ano – Unidade 5
Organizador prévio sobre mercantilismo.
Objetivos:
Levantar os conhecimentos prévios dos alunos; Desenvolver as habilidades de inferir, deduzir e solucionar problemas. Desenvolver os conceitos mais importantes relacionados à política mercantilista.
Desenvolvimento:
1º passo: Orientar os alunos sobre o que é e para quê serve um trabalho de organizador prévio. 2º passo: Apresentar os problemas e pedir que, para cada problema, sejam apresentadas soluções criativas, mas plausíveis.
3º passo:
Discutir
com os alunos as respostas dadas e estabelecer as relações entre os problemas e as regras da política mercantilista.
4º passo:
No final, faça uma explicação sobre o que foi a política mercantilista.
Tarefa Avaliativa Etapa 3
Atividade – História 7º ano – Unidade 6 Tabela comparativa.
Objetivos: Desenvolver a capacidade de comparar; desenvolver a habilidade de produzir tabela; ampliar os estudos da unidade.
Desenvolvimento:
1º passo: Dividir a classe em grupos de 3 ou 4 alunos.
2º passo:
Solicitar aos grupos que retomem os textos da unidade 6 e destaquem, escrevendo em forma de itens, os principais aspectos políticos, econômicos e sociais das colonizações espanhola e portuguesa na América.

3º passo:
De posse desse material, os alunos deverão produzir, em uma cartolina, uma tabela comparativa apontando as semelhanças e as diferenças
entre os dois modelos de colonização. Saliente que a tabela deve mostrar os aspectos mais importantes da forma de organização política, da forma de exploração econômica e forma da organização social.
4º passo:
Exponha as tabelas na classe e peça que os grupos comentem os trabalhos dos colegas apontando os erros e os acertos.



Tarefas Avaliativas do 3º Bimestre
PERÍODO: 21.07 A 30.09.09


7ª SÉRIE A e B

Etapa 1 – Trabalho com documentos visuais – Unidade 5. Valor 5,0 pontos (individual) Data: 05.08.2009 (quarta-feira)

Etapa 2 – Avaliação Escrita unidade 4 e 5 – Revolução Francesa. Valor: 10,0 pontos (individual) Data:12.08.2009 (quarta-feira)

Etapa 3 – Montando um vocabulário de conceitos importantes. Unidade 6. Valor 5,0 pontos (grupo) Data: 09.09.2009 (quarta-feira)

Etapa 4 – Avaliação Escrita da Aula de Campo a Santa Teresa. Mural e Trabalho de Pesquisa Escrito. 10,0 pontos (dupla). Data julho e agosto

Tarefa Avaliativa Etapa 2

Atividades – História 8º ano – Unidade 5

Trabalho com documentos visuais

Objetivos:

Valorizar a pesquisa através da análise de documentos visuais;

Desenvolver a habilidade de observação;

Desenvolver a capacidade de comparação.

Desenvolvimento:

1º passo: Solicite aos alunos que observem com atenção as imagens das páginas 121, 122 (as duas) e 135.

2º passo: Peça aos alunos que escrevam os nomes dos autores das pinturas (se houver) e os

nomes das pinturas.

3º passo: Solicite aos alunos que observem o máximo de detalhes possíveis.

4º passo: Pergunte aos alunos quais informações as pinturas fornecem sobre os acontecimentos

retratados. Peça para que registrem todas as informações.

5º passo: Questione os alunos sobre o fato das pinturas (das páginas 122 e 135) não terem sido

feitas por pessoas que viveram na época dos acontecimentos. Que implicações há sobre esse

fator? Peça para que os alunos registrem.

6º passo: Peça aos alunos que comparem as imagens. Que diferenças e semelhanças podem ser observadas?

7º passo: Os alunos podem entregar um relatório final sobre suas conclusões.

Tarefa Avaliativa Etapa 3

Atividade – História 8º ano – Unidade 6

Montando um vocabulário de conceitos importantes.

Objetivos: Ampliar o conhecimento do vocabulário específico da área de História; ampliar os estudos sobre os conteúdos da unidade; fixar os conteúdos mais importantes relacionados com

os conteúdos da unidade; desenvolver a habilidade de selecionar.

Desenvolvimento:

1º passo: Peça aos alunos que retomem todos os capítulos da Unidade 6 com o objetivo de selecionarem as palavras ou as expressões mais significativas, que estejam relacionadas ao conteúdo.

2º passo: Peça que façam duas seleções: uma com expressões ou palavras que tenham um sentido genérico, ou seja, que podem ser aplicadas em qualquer tempo e em qualquer lugar (exploração, por exemplo) e outra que tenham sentido específico, isto é, só podem ser utilizadas

na época específica dos fatos relacionados ao conteúdo estudado (Bloqueio Continental, por exemplo).

3º passo: Cada seleção deverá ter no mínimo dez palavras ou expressões.

4º passo: Solicite aos alunos que procurem o significado mais adequado no dicionário e peçam que anotem em seus cadernos.

5º passo: Peça aos alunos que montem no mural da classe um painel sobre as palavras ou expressões mais significativas.




Tarefas Avaliativas do 3º Bimestre
PERÍODO: 21.07 A 30.09.09

8ª SÉRIE A e B

Etapa 1Produção Arte sobre o filme “A Lista de Schindler, Os últimos dias de Hitler e O resgate do soldado Ryan. Valor: 5,0 pontos (4 ou 5 pessoas) Data 17.08.09 (segunda-feira)

Etapa 2 – Avaliação Escrita da unidade 4 – A crise do capitalismo e a Segunda guerra mundial. Valor: 10,0 pontos (individual) 20.08.09 (quinta-feira)

Etapa 3 – Atividade Avaliativa unidade 5 – A era Vargas – Criando títulos. Valor: 5,0 pontos (3 ou 4 pessoas) 10.09.09 (quinta-feira)

Etapa 4 – Avaliação Escrita da unidade 5 – A era Vargas. Valor 10,0 pontos. (dupla) 14.09 ou 21.09.09 (segunda-feira)



Aquário do Blog HQ

MENSAGENS

TV Novo Tempo