sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Tarefa Avaliativa 8ª série - 9º ano
Etapa 3 Unidade 5 – A Era Vargas

Criando títulos
Objetivos:
Desenvolver a capacidade de síntese;
Desenvolver a habilidade de leitura de textos descontínuos;
Ampliar os estudos da unidade;
Desenvolver a habilidade de observação.


Desenvolvimento:
  • 1º passo: "Uma imagem, muitas vezes vale mais que mil palavras". Você já ouviu esta frase antes? Creio que sim. Observando uma imagem, podemos obter muitas informações. Para os historiadores as imagens são muito significativas, pois atravês delas, podem-se obter informações importantes com respostas para muitas dúvidas e questionamentos. Observar-las e criar um título que represente muito bem, caracteriza o entendimento do observador ao tema retratado. É exatamente isso que vamos fazer nessa tarefa.
  • 2º passo: Observar com atenção todas as fotos que ilustram a unidade 5 e enumerá-las.
  • 3º passo: Criem títulos para cada uma das fotos. Os títulos devem ser indicativos, ou seja, os títulos deverão informar o assunto principal da foto. Para isso, é importante que o título não tenha verbos, pois com os verbos a tendência é de se explicar, de modo que não é esse o objetivo do trabalho. Não se quer explicações das fotos e, sim, qual é o assunto da foto.
  • 4º passo: A atividade deve ser feita no caderno.
  • 5º passo: No final, faremos um “concurso” para escolher os melhores títulos de cada foto, isto é, os que melhor atingem os objetivos propostos.

Por exemplo: Que título você daria para a imagem abaixo?
Coloque seu nome e a sua sugestão nos comentários abaixo. Vamos ver quem é mais criativo. Os melhores títulos terão 1,0 ponto extra para a tarefa em sala de aula.

Aquário do Blog HQ

MENSAGENS

TV Novo Tempo