domingo, 27 de março de 2011

Vale a pena ler

A seguir, um trecho a Bastilha, entendida como símbolo do antigo regime pelos revolucionários franceses.

Mas o que era a Bastilha? Nada mais além de uma grande fortaleza construída durante a Idade Média como um dos bastiões defensivos de Paris. Em suma, uma cidadela de oito torres. (...) o mais importante: transformara-se numa prisão onde eram encerrados sumariamente os inimigos e aqueles a quem os reis atribuíram periculosidade. 

Tomá-la no dia 14 de julho representou pouco como operação de assalto. O imenso edificio não continha sequer duas dezenas de prisioneiros. Aliás, pensava-se, ainda com a monarquia absoluta, em demoli-lo. A argumentação é mais prosaica do que se pode pensar: o custo da fortaleza era muito alto. Contudo, a morosidade das medidas dos administradores reais é atropelada pelos acontecimentos revolucionários. Em 1790 a Bastilha foi arrasada e o terreno onde se assentara, transfomando numa grande esplanda; é hoje uma praça.
Pois bem, a domolição da Bastilha não atendeu a nenhuma razão de contenção de gastos ou de desimpedimento para a circulação do fluxo urbano (...) Ninguém se sensibilizou com a qualidade construtiva da fortaleza ou cogitou sequer seu eventual reaproveitamento para outros fins. Ela foi arrasada por ser um símbolo da arbitrariedade do poder real e daquele Estado monárquico que se confundia com a própria pessoa do rei.
Pretendia-se apagar da memória a existência do arbítrio real por meio da destruição da Bastilha. (...) A ação é emblemática de um mundo que morre trazendo, ao mesmo tempo, o mundo novo.

CAMARGO, Haroldo Leitão. Patrimônio histórico e cultural. São Paulo: Aleph, 2002, p. 11-12

Aquário do Blog HQ

MENSAGENS

TV Novo Tempo