terça-feira, 23 de junho de 2009

FOTOS - SANTA TERESA -19.06.09

Alunos participam de aula de História em Santa Teresa – ES

Promover junto aos alunos o gosto pela cultura e a importância da Imigração no Brasil e no ES. Esse é o objetivo da Escola Municipal de Ensino Fundamental “DR. Emir de Macedo Gomes”, que no dia 19 de junho, embarcou 43 dos seus alunos para Santa Teresa. No próximo dia 25 outro grupo também conhecerá a cidade. Um passeio? Não. Uma viagem cultural.

Sair das quatro paredes da escola só foi possível por meio do projeto “A Imigração Européia no ES – Caminhos do Imigrante”, desenvolvido pelos professores de História Udison Brito e Luciane Fazollo, juntamente com a Supervisora Andréa Costa, professores de Língua Portuguesa Luzineide, de Ciências Elbert Fávaro e Luciene Ferreira, Matemática Alex. Menezes. Um dos objetivos do projeto é ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a cultura e sensibilizar os alunos sobre o papel dos imigrantes europeus no Brasil, no Estado e em Santa Tereza.

“Sempre gostei de trabalhar com aulas de campo, pois entendo que a aprendizagem vai muito além da sala de aula. O aluno quando sai das quatro paredes, tem a oportunidade de aprendizagem e transformação entre o saber retórico e o empírico. Levar os alunos para conhecer a primeira cidade fundada por imigrantes, que é uma das bases da cultura italiana nos proporcionou a percepção das várias vertentes formadoras do povo brasileiro. Considero essa uma oportunidade de descoberta, uma transmissão organizada de conhecimento. Sem contar que a cidade é muito atraente e toda aula possibilitou a interação entre alunos e professores”, declara o professor.

O foco da viagem foi o encontro com a cultura italiana, com o patrimônio histórico da cidade e seu acervo arquitetônico e natural, mas a viagem teve mais a oferecer. Os alunos visitaram o Museu de Biologia Profº Mello Leitão; conheceram o vale, que inspirou o escritor Graça Aranha a escrever o romance Canaã e contato com a natureza através de uma Trilha Ecológica.

E para encerrar o ‘Tour Cultural’, os alunos tiveram um momento de lazer antes do retorno a Pinheiros, com uma visita ao Sítio Canaã.

Por: Udison Brito Oliveira


ALGUMAS FOTOS

NA PRAÇA AUGUSTO RUSCHI - CENTRO DE SANTA TERESA.


SUPERVISORA ANDRÉA, PROFº UDISON, PROFª LUZINEIDE E PROFºALEX


AS ALUNAS JOCILENE E THIARA


A galera fazendo pose no Mirante do Vale do Canaã.


Trilha Ecológica

Banho no Sítio Canaã

Vídeo com algumas fotos. Assista

Breve mais fotos.

Todos os alunos que fotografaram, passar as fotos, em CD ou via e-mail: prof.udisbritto@gmail.com

Aquário do Blog HQ

MENSAGENS

TV Novo Tempo