segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dez passos para seu filho tornar-se um delinqüente 
1.    Durante a infância, dê a seu filho tudo o que ele deseja. Deste modo ele crescerá acreditando que o mundo deve tudo a ele. Receita de Deus: PV 3:12 – “Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.”

2.    Quando ele falar palavrões ou contar piadas indecorosas ria, estimule – Ele vai se sentir engraçado e, no futuro terá atitudes que decepcionarão e embaraçarão você. Receita de Deus: PV 15:28 – “O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos perversos transborda maldades.”

3.    Até seu filho atingir 18 anos não o oriente sobre a vida espiritual. Espere até que ele chegue à maioridade e decida, por conta própria, o caminho a seguir – se é que optará por algum, Receita de Deus: PV 22:6 – “Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quanto for velho não se desviará dele.”

4.    Evite usar a palavra “errado”, pois  pode desenvolver na criança um complexo de culpa e, na adolescência, condicioná-la a crer que, quando cometer algum deslize e outros reclamarem, tal ato será uma perseguição e que todos estão contra ela. Assim, você terá uma pessoa fraca e medrosa dentro de casa. Receita de Deus: PV 13:24 – “O que retém a vara, aborrece o seu filho, mas o que ama, cedo o disciplina.”

5.    Em casa faça tudo por ele: arrume seu quarto, guarde sapatos e roupas jogadas. Se você agir assim, está criando nele a tendência de jogar sobre os outros, todas as suas responsabilidades. Receita de Deus: PV 10:5  – “O que ajunta no verão é filho entendido, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.”

6.    Não faça nenhuma triagem na literatura ou nos programas da TV. Deixe-o ler aquilo a que tiver acesso ou assistir a todos os programas que quiser. Talvez ele só consiga armazenar lixo em sua mente. Receita de Deus: PV 4:23  - “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

7.    Briguem freqüentemente entre si na presença de seu filho. Desta maneira não ficará tão chocado se, quando ele vier a se casar4, seu próprio lar for destruído. Receita de Deus: PV 17:27, 28  – “Quem retém as palavras possui o conhecimento, e o sereno de espírito é homem de inteligência. Até o estulto quando se cal é tido por sábio e o que cerra os lábios, por entendido.”

8.    Dê ao seu filho todo dinheiro que ele pedir. Nunca o encoraje a lutar pelo seu próprio sustento. Por que ele tem que passar por momentos difíceis da vida pelos quais você passou? A redoma pode tirar o valor real da vida. Receita de Deus: PV 24:30 – “Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento.”

9.    Satisfaça todos os caprichos de conforto, comida e bebida que tiver. Providencie meios para que ele sacie seus desejos sexuais. A negação pode provocar uma frustração prejudicial e uma irrealidade de vida. Receita de Deus: PV 29:15 – “Avara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar sua mãe.”

10.    Defenda sempre seu filho, mesmo quando ele estiver errado. Faça isso na frente do professor, do vizinho, dos parentes, da polícia. E ele nunca assumirá nada na vida. Receita de Deus: PV 28:4 – “Os que desamparam a lei, louvam o perverso, mas os que guardam a lei se indignam contra ele.”


Fonte: Jaime Kemp – extraído do livro “Nós temos filhos”

Aquário do Blog HQ

MENSAGENS

TV Novo Tempo