Orientações para a Escrituração da Carta a Quintino Bocaiuva - Tarefa 3 - 1º Bimestre
Retome a frase de Quintino Bocaiuva citada no começo do estudo da Unidade 2, na qual ele afirmava: "a República, como nós a queremos e como a temos proclamado em vários dos nossos manifestos, tem de ser - e deve ser - um governo de liberdade, de igualdade, de fraternidade, de justica, de paz, de progresso e de ordem; de garantias para todos os direitos e de respeito para todos os interesses legítimos".
A partir do que você tudou no capítulo, redija uma carta em resposta ao autor da frase. Verifique se as mudanças que ele julgava necessárias ocorreram, se a República Velha realmente foi capaz de garantir a liberdade, igualdade, fraternidade, justiça e progresso para a maioria dos cidadãos brasileiros. Ao escrever seu texto, recorra a exemplos concretos e utilize argumentos consistentes para provar sua tese. Se necessário, utilize imagens.
Atenção: Todos os alunos da 8ª A Matutino que não fizeram as cartas em tempo, devem providenciar o quanto antes, quem já considerar sua produção pronta, nesta terça-feira (28/04) deveram me procurar na Escola, entre 07:50 e 08:40, para que eu possa fazer a correção. Depois desse dia, somente na próxima segunda (04.05.09).
Aos alunos da 8ª B Matutino que não conseguiram leras cartas no dia 23.04, tamem devem me procurar no horário das 07:50 as 08:40, somente nesta terça-feira.
ALGUMAS CARTAS PRODUZIDAS POR ALUNOS
ALUNA: PAULA PERIM KLEIN
Carta para Quintino Bocaiuva
Pinheiros-ES, 25 de julho de 1910
Caro amigo Quintino Bocaiuva
É com prazer que escrevo estas traçadas linha, em nome da nossa grande amizade, para dizer-lhe que o maior prazer de minha parte é ter amigos assim como você.
Como vai a família? Espero que o encontre gozando de uma saúde perfeita, que Deus o proteja no mais fervoro amor.
Estou escrevendo estas poucas linhas para dizer-lhe as minhas opiniões sobre o governo que você tanto lutou para criar, - a República, que tem sido um governo desprezível, cheio de demagogias. Como bem disse na frase celebre: - "A república com nós a queremos e como a temos proclamado em vários dos nossos manifestos, tem de ser - e deve ser - um governo de liberdade, igualdade, fraternidade, justiça, de paz, de progresso e de ordem, de garantias para todos o interesse legítmos".
O que você prometeu em termos que estão escritos, como: liberdade, igualdade, fraternidade, paz, progresso e ordem..... Nada disso tem acontecido.
Só quero lhe alertar em nome da nossa grande amizade que, a república, até então não tem cumprido o prometido. Deixando-nos a ver návios.
A total liberdade e fraternidade escrita é de dar vergonha a nós brasileiro que smpre acreditamos em promessas.
Só estou dizendo isso porque é meu melhor amigo e jamais poderia deixar de falar a verdade com uma pessoa tão amad e adorada por mim.
Espero que ao receber está carta, você tenha entusiamo, para cobrar as mudanças necessárias de nossos governantes.
Sem mais para o momento, despeço-me com um abraço sincero da sua querida amiga Paula Perim Klein.
Outros alunos que se destacaram na escrita das cartas:
8ª B Matutino
- MILENA TEIXEIRA ZANONI
- BENHUR GOMES DE OLIVEIRA
- JOÃO PAULO BATISTA SANTOS
- RAIANE PINHEIROS DA FONSECA.
__________________________________________________
QUESTÕES AVALIATIVAS - 2º BIMESTRE
Etapa 1 - Comparando Movimentos Sociais - Valor 3,0 pontos (em Grupo) Data provavel da apresentação: 11.05.09
Etapa 2 - Avaliação Escrita da unidade 2 - A República chega ao Brasil (em dupla) Valor: 7,0 pontos DATA: 04.05.09 - SEGUNDA-FEIRA
Etapa 3 - Avaliação Escrita da unidade 3 - A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa (individual) Valor: 7,0 pontos DATA: 15.06.09 - SEGUNDA-FEIRA
Etapa 4 - Linha do Tempo com imagens produzido e apresentado no power point - Tema: Principais eventos da Segunda Guerra Mundial. (dupla) Valor 3,0 pontos DATA : 29.06.09 - SEGUNDA-FEIRA
Tarefa Avaliativa Etapa 1
Unidade 2 - A República chaga ao Brasil
Valor 3,0 pontos (em grupo)
1. Título: Comparando Movimentos Sociais
2. Objetivos:
- Desenvolver a habilidade de comparação.
- Estudar outro movimentos social do ínicio da República brasileira.
- Desenvolver a produção de textos descontínuos.
3. Indicação: Unidade 2 - A República chega ao Brasil
2º Passo - Retomar as principais características da Guerra de Canudos.
3º Passo - Pesquisar sobre a Guerra de Contestado.
4º Passo - Após o levantamento de informações sobre a Guerra de Contestado, o grupo deve debater as possíveis semelhanças e diferenças entre os dois movimentos sociais estudados, procurando comparar: datas, locais, motivos, a questão do messianismo, como os movimentos em questão acabaram e e outros aspectos importantes.
5º Passo - O grupo deverá produzir uma tabela, em cartolina, apontando as diferenças e as semelhanças dos dois movimentos sociais. A tabela deve ser feita com letras GRANDES, para que seja visualizada à distância.
6° Passo - Os grupos devem apresentar suas tabelas em uma exposição oral.
5. Sugestões: Para se estudar o movimento de Contestado, podem utilizar o link a seguir:
Critérios a serem avaliados:
O professor observará se o comentário contemplou os seguintes requisitos:
- Fidelidade ao tema proposto (0,5)
- Clareza e coesão (0,4)
- Fundamentação teórica (articulação com os conteúdos abordados) (0,5)
- Originalidade (0,4)
- Encadeamento lógico das idéias (0,3)
- Poder de argumentação (0,4)
- Posicionamento crítico (0,5)
Bom trabalho e sucesso a todos!!!!!!!