sábado, 31 de março de 2018

8º ANO MATUTINO - EMEF "TITO DOS SANTOS NEVES"

ATENÇÃO PARA A AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA
DATA: 02.04.18
- Importante observar e compreender que o mapa registra as grandes navegações iniciadas por Portugal e Espanha no século XV, tendo os oceanos Atlântico e Índico como principais rotas, para se chegar à Índia, considerada a principal fonte de especiarias.
- A rota que os portugueses seguiram foi o contorno do continente africano, navegando pelo Atlântico, sendo que os espanhóis viajaram na direção Oeste, acreditando na teoria da esfericidade da Terra.
- A precoce centralização política da monarquia portuguesa e a experiência que os portugueses desenvolveram nas atividades pesqueira e comercial, que permitiram o acúmulo de conhecimentos na arte de navegar e a formação de uma próspera burguesia mercantil.
- Precisa compreender que a civilização maia desenvolveu-se em terras da América Central e do sul do atual México. Que o cultivo do milho era a base da economia e da alimentação dos maias.
Os maias construíram um grande império, formado de povos submetidos pela guerra.
Os Incas viveram na região da Cordilheiras do Andes, na América do Sul.
- A colonização da América espanhola se caracterizou pela existência de várias formas de trabalho compulsório, dentre as quais a Encomienda que concedia ao colonizador o controle dos nativos para que eles trabalhassem em suas propriedades e a Mita, que obrigava as aldeias indígenas a enviarem trabalhadores para o serviço nas minas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquário do Blog HQ

MENSAGENS

TV Novo Tempo