segunda-feira, 28 de novembro de 2011

RESPOSTAS DAS QUESTÕES DA AVALIAÇÃO - 9º ANO


Todos os alunos devem estudar as questões da avaliação escrita, preparando-se para avaliação de recuperação oral.
Respostas:
1.

Fonte 1
Fonte 2
Autor
Washington Luís
Tasso Fragoso
Cargo
Presidente da República
General
Data
09/10/1930
24/10/1930
Tipo de fonte
Manifesto
Telegrama
Principal fato narrado
O início da revolução de 1930 e a ação do governo para debelar o movimento.
A derrubada do governo de Washington Luis, marcando o início da Era Vargas

2.
a) Não. O primeiro texto denuncia o movimento de 1930 como sanguinário, criminoso e arquitetado sem justificativas e no anonimato. O segundo, ao contrário, declara que a ação militar que depôs o governo teve um caráter patriótico, evitou o derramamento de sangue e garantiu, com apoio popular e sem agitações, a transferência do poder para o novo governo.
b) No primeiro texto a intenção é obter apoio popular, criando um sentimento geral de oposição ao movimento. No segundo, a intenção é comunicar a vitória do movimento.
c) Resposta pessoal.
d) Não, pois o movimento de 1930 foi vitorioso e o presidente Washington Luís foi deposto pelos militares.
3. alternativas a, d, e.
4. Há várias respostas para essa pergunta. Vários historiadores consideram o movimento de 1930 revolucionário, por acreditarem que depois de 1930 houve uma alteração profunda na estrutura política, econômica e social do país. Outros recusam a idéia, vendo o movimento apenas como uma troca de elites no poder. O importante na questão, portanto, é o aluno se posicionar diante dos acontecimentos, apresentando argumentos coerentes.
5.
a) Entre os motivos, destacam-se: uma programação destinada a atingir o grande público, com uma linguagem mais fácil e objetiva; o interesse em dinamizar a venda de produtos; e a criação de um meio de comunicação acessível aos analfabetos.
b) Para as grandes empresas interessava a formação de uma ampla rede de divulgação que pudesse tornar suas mercadorias mais conhecidas. O rádio possibilitava, de forma simultânea, acesso a um grande número de pessoas, de diferentes grupos sociais. O governo, por sua vez, transformou o rádio num instrumento de propaganda política.
c) Com a difusão do rádio, esse veículo tornou-se, para grande parte da população, o mais importante meio de entretenimento e informação.
6. b -1, c – 2, d – 3, a – 4
7.
O ESTADO NOVO
Área política: centralização política, supressão das liberdades democráticas.
Área econômica: incentivo á indústria de base, criação de empresas estatais.
Área social: controle do movimento sindical, elaboração da CLT.

8.
a) Ary Barroso          b) Aquarela do Brasil.               c) 1939.                d) Francisco Alves.
9.
a) Várias são as possibilidades: coqueiro, mulato inzoneiro, terra de Nosso Senhor, morena sestrosa, lindo e trigueiro.
b) A letra da música exalta o Brasil. A frase do aluno, provavelmente, deve seguir pelo mesmo caminho. Mas, possivelmente, alguns irão preferir elaborar frases mais críticas, questionando os símbolos nacionais.
c) A música tem função de enaltecer a pátria, bem de acordo com a ideologia ufanista do Estado Novo.
d) Esta atividade incentiva o aluno a utilizar variadas linguagens para expressar suas idéias. Auxilie, assim, os alunos a fazerem seu desenho, ilustrando, da melhor maneira possível, a música de Ary Barroso.
e) Na Era Vargas, a produção cultural brasileira foi intensa. Por um lado, o próprio governo estimulou e patrocinou várias iniciativas voltadas a despertar ideais nacionalistas e criar uma identidade entre o governo e a cultura brasileira. Muitas eram realizadas em praça pública, atingindo centenas de pessoas. Por outro lado, foi intensa também a produção cultural em áreas como literatura, música e artes plásticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquário do Blog HQ

MENSAGENS

TV Novo Tempo