sexta-feira, 25 de setembro de 2009

EMEF "TITO DOS SANTOS NEVES"

9º B e C
Espaço para postagem de tarefa: Carta Crítica à Quintino Bocaiuva.

Valor: 6,0 pontos
Esta tarefa deve ser feita de forma Individual

Retome a frase de Quintino Bocaiuva citada no começo do capítulo, na qual ele afirmava: “a república, como nós a queremos e como a temos proclamado em vários dos nossos manifestos, tem de ser – e deve ser – um governo de liberdade, e igualdade, de fraternidade, de justiça, de paz, de progresso e de ordem; de garantias para todos os direitos e de respeito para todos os interesses legítimos”.

A partir do que você estudou no capítulo, redija uma carta em resposta ao autor da frase. Verifique se as mudanças que ele julgava necessárias ocorreram, se a República Velha realmente foi capaz de garantir a liberdade, igualdade, fraternidade, justiça e progresso para a maioria dos cidadãos brasileiros. Ao escrever seu texto, recorra a exemplos concretos e utilize argumentos consistentes para provar sua tese. Se necessário, utilize imagens.



Orientações:
1º -
Para postar sua carta, digite-a no editor de textos do Word.

2º- Faça a revisão de sua produção de texto. (digitação correta, obdecendo as normas da Língua Portuguesa).

3º- Use o espaço comentários abaixo para posta-la. (copiando do word e colando no espaço do comentário).

Observe como consta abaixo:
0 comentários
Você deve clicar em Comentário, assim abrir a caixa de texto para postar sua produção.

30 comentários:

  1. A Carta deve possuir todos os elementos, como numa carta comum. A data limite para seu poste será dia: 01.10.2009

    ResponderExcluir
  2. Presado (a) Senhor (a)
    Quintino Bocaiuva
    É com enorme prazer em que eu Ranielly Nunes Lima escrevo esta carta para demonstrar a minha critica sobre sua distinta frase: “a república, como nós a queremos e como a temos proclamado em vários dos nossos manifestos, tem de ser – e deve ser – um governo de liberdade, e igualdade, de fraternidade, de justiça, de paz, de progresso e de ordem; de garantias para todos os direitos e de respeito para todos os interesses legítimos”. É apreciável ler frases em que se dirigem a uma forma política desejável. Mas é indispensável um critica por este; receio que a forma de governo desta república tanto sonhada não foi de estrema magnitude como sua aplaudível frase, a forma de governo foi abstrata sem nem ter explicações para o povo, permita-me ressaltar que REPÚBLICA é a forma de governo em que o povo escolhe quem será o candidato a administrar o país de tal forma que melhore a situação de governo, mas ao contrário de ter acontecido isso, sucedeu – se que as pessoas eram forçadas a votar em quem elas não desejavam voto este conhecido como “voto de cabresto”, voltando a trechos da frase “... de garantias para todos os direitos e de respeito para todos os interesses legítimos”, em meu ponto de vista isso não foi compreendido. Destaco também outro ponto que em minha opinião não foi compreendido o fato de que não existia fraternidade, igualdade e menos ainda liberdade. Se existissem realmente mulheres poderiam votar, ter livre posicionamento na sociedade , poderiam assumir cargos importantes como agora no presente , que mulheres tem a livre expressão para fazer o que bem entendem . Mas falando sobre sua época isso tudo relatado na frase, era a verdadeira tese irônica, uma brincadeira diante da população, cujo me recordo que negros, também não tinham reconhecimento perante a sociedade, nem recebiam mérito pelo trabalho suado, e cansativo que faziam. Diante de fatos históricos receio que é possível afirmar que sua frase muito bela por sinal foi verdadeiramente um fraude, trazendo transtorno aos novos tempos.
    Desde já agradeço pela atenção!

    Por: Ranielly Nunes Lima

    ResponderExcluir
  3. 30 de Setembro de 2009, Nova Venécia, ES.


    Carta a Quintino Bocaiúva

    E com muito prazer que eu escrevo essa carta...
    Quintino Bocaiúva estava certo, ele queria uma república a que o Brasil proclamava a ter, que não houvesse manifestos, mas sim um governo de liberdade e igualdade a todos, que não aconteceria à violência, mas a fraternidade e a grande justiça, e a paz entre a população. Ele queria um governo certo, capaz de ajudar o Brasil de não haver a crise, mas sim a alta industrialização.
    Achei muito importante a idéia que ele teve em que todos tivessem a liberdade e os seus próprios direitos reservados. Como pagar a divida externa, mas que deixe a interna pra que o outro império pagasse e não prejudicasse os cidadãos. Ele estava certo em ajudar o Brasil e que tornasse um país desenvolvido e que por isso que eu apoio o seu grande trabalho na época como um grande político brasileiro.

    ResponderExcluir
  4. Escrevo essa carta para ti disse que a sua frase não teve valo por que ninguém cumpriu o que estava escrito, por que não teve liberdade para todos, igualdade, fraternidade e justiça, e o progresso teve um pouco mais não foi pra todos os progressos que teve foi mais para as pessoas mais ricas.

    ResponderExcluir
  5. Escrevo essa carta para você Quintino Bocauva para ti disse que a sua frase não teve importância por que ninguém da República Velha cumpriu o que estava escrito.
    Por causa que a liberdade, igualdade, fraternidade e justiça não foi para todos, o progresso teve uma parti comprida.

    nome:Dharlyson

    ResponderExcluir
  6. Data limite: 30 de setembro de 30/09/09

    Carta a Quintino Bocaiúva

    E com muito prazer que eu escrevo essa carta...
    Quintino Bocaiúva estava certo, ele queria uma república a que o Brasil proclamava a ter, que não houvesse manifestos, mas sim um governo de liberdade e igualdade a todos, que não aconteceria à violência, mas a fraternidade e a grande justiça, e a paz entre a população. Ele queria um governo certo, capaz de ajudar o Brasil de não haver a crise, mas sim a alta industrialização.
    Achei muito importante a idéia que ele teve em que todos tivessem a liberdade e os seus próprios direitos reservados. Como pagar a divida externa, mas que deixe a interna pra que o outro império pagasse e não prejudicasse os cidadãos. Ele estava certo em ajudar o Brasil e que tornasse um país desenvolvido e que por isso que eu apoio o seu grande trabalho na época como um grande político brasileiro.

    ResponderExcluir
  7. 29 de Novembro de 1893
    Prezado Sr. Quintino Bocaiúva.
    É com muita satisfação que venho lhe escrever esta carta.
    Sou um cidadão comum, com direitos e deveres como todos, que ouviu quando o senhor afirmou que “a república, como nós a queremos e como a temos proclamado em vários dos nossos manifestos, tem de ser – e deve ser – um governo de liberdade, e igualdade, de fraternidade, de justiça, de paz, de progresso e de ordem; de garantias para todos os direitos e de respeito para todos os interesses legítimos”.
    Porém como um cidadão com “DIREITOS’’, escrevi esta carta, pois não estou vendo nenhuma igualdade, justiça, paz, e tantas outras coisas mais que foram ditas pelo senhor. Pelo contrário, como cidadão que vive todos os dias a realidade de nosso país, venho lhe dizer que nosso país está passando por sérios problemas, nós cidadãos estamos sem o direito sequer de escolher nosso próprio governante, estamos sendo forçados há votar em pessoas que sabemos que não iram mudar nosso país, pior, se nos recusarmos a votar em quem os coronéis disserem corremos o fisco até de sermos mortos.
    Os escravos ganharam sim sua carta de alforria, ou seja, sua liberdade, em 13 de maio de 1888, mais que LIBERDADE é essa? Não há quem queira ex-escravos como seus funcionários, analfabetos, não há como viver pelas ruas. Pedir esmolas? Para as pessoas estão querendo roubar, essa CARTA DE ALFORRIA, é porque já sabiam que os negros não iriam morar na rua, sem ter o que comer, então obviamente iriam voltar para o trabalho escravo. Eu torno a perguntar: Que liberdade é essa?
    Estou recorrendo ao senhor com esta carta, pois sei que o mesmo deseja assim como nós cidadãos, um país descente, que todos tenham direitos iguais, assim como o próprio disse.
    Espero que o senhor possa nos ajudar a construir um país melhor para todos.

    Não irei me identificar, por medo de perder meu emprego, ou até mesmo ser morto, mais estarei a todo tempo esperando mudanças.


    Obrigado!

    Um cidadão comum.





    Nome: Leticia Malini
    Ano: 9° ano B

    ResponderExcluir
  8. Nova Venécia, 30 de setembro de 1893.

    Prezado senhor Quintino Bocaiúva.

    É com enorme prazer que lhe escrevo esta carta e quero começá-la citando sua belíssima frase cuja escrita é surpreendente: “a república, como nós a queremos e como a temos proclamado em vários dos nossos manifestos, tem de ser – e deve ser – um governo de liberdade, e igualdade, de fraternidade, de justiça, de paz, de progresso e de ordem; de garantias para todos os direitos e de respeito para todos os interesses legítimos”.
    A frase realmente é muito bela, porém tenho criticas a fazer. Receio que não foi cumprida suas palavras perante a sociedade.
    É possível afirmar que não existe liberdade, ordem, dentre outras citações, pois se realmente existisse isso mulheres poderiam votar, os únicos que votam são os da alta sociedade ainda obrigados a votar em quem não querem, pois se não votar é ameaçado e até levado a morte, e os negros seriam reconhecidos e libertos verdadeiramente (o senhor sabe do que estou falando). Então podemos considerar que não á justiça, paz e muito menos igualdade.
    Como podemos ter progresso com um governo que rouba e que não estende direitos a todos? Isso é uma verdadeira desordem.
    Não somos respeitados e nossos interesses não são defendidos, e somos julgados injustiçadamente!
    Cadê a justiça, a paz, a igualdade, o respeito, a ordem e o progresso, dentre outros que o senhor prometeu?
    Sou um cidadão que estou querendo falar por todos que se sentem como eu, somos iguais independente de ser rico ou pobre, branco ou negro, gostaríamos que o senhor pudesse fazer algo para nos ajudar, pois prometeu tanto e não vemos resultado nenhum.
    Acredito que o senhor já ouviu o ditado “ não fale o que não pode cumprir”; faça algo ou ficara lembrado na história como um homem sem palavra, desonesto entre outras coisa que irão falar sobre ti.
    Desculpe-me pelas criticas mais é essa a realidade que vivemos.




    Thais Cesconeti
    9ºano B

    ResponderExcluir
  9. Data limite: 30 de setembro de 30/09/09
    Nome: Alef Possebom 9 ano B

    Prezado Quintino Bocaiúva, E com muito prazer que eu escrevo essa carta ao senhor...

    Quintino Bocaiúva estava certo, ele queria uma república a que o Brasil proclamava a ter, que não houvesse manifestos, mas sim um governo de liberdade e igualdade a todos, que não aconteceria à violência, mas a fraternidade e a grande justiça, e a paz entre a população. Ele queria um governo certo, capaz de ajudar o Brasil de não haver a crise, mas sim a alta industrialização.

    Achei muito importante a idéia em que o senhor teve a que todos tivessem a liberdade e os seus próprios direitos reservados. Como pagar a divida externa, mas que deixe a interna pra que o outro império pagasse e não prejudicasse os cidadãos. Também durante aquela época, sobre as ordens que o senhor queria obter, a de propriedade a que todos os povos tinham que ter, a ajudar os sem- terra a terem a sua própria terra a que pudessem onde morar.
    Então eu apoio esse grande trabalho que o senhor teve em relação as ordens da liberdade e a de propriedade a todos os direitos dos cidadãos . Ele estava certo em ajudar o Brasil e que tornasse um país desenvolvido e que por isso que eu apoio o seu grande trabalho na época como um grande político brasileiro a de garantir um pais de grande liberdade que não tivesse discriminação e igualdade a todos que tivessem mais respeito a um grande político que foi QUINTINO BOCAIÚVA.

    ResponderExcluir
  10. 12 de janeiro de 1891

    Prezado senhor Quintino Bocaiuva, queremos lhe comunicar que o que disse em sua seguinte frase: “a republica, como nós a queremos e como a temos proclamado em vários dos nossos manifestos, tem de ser – e deve ser – um governo de liberdade, e igualdade, de fraternidade, justiça, de paz, de progresso e de respeito para todos os interesses legítimos”, não está sendo cumprida o que falou só foi de boca para fora, porque nada que disse o senhor cumpriu ou esta sendo feito. O senhor mesmo pode ver, vou citar exemplos como o voto de cabresto, que absurdo você votar em quem o coronel manda, e ainda por cima se não fizer varias consequências lhe acontecem, outro absurdo é os coronéis compram votos para os Governadores do Estado, que em troca os coronéis recebem verbas e benefícios, e os Governadores do Estado compram votos para o Governo Federal e em troca os Governadores do Estado recebem apoio político e financeiro, outro absurdo os negros ganharam sua liberdade mas os pobres dos imigrantes coitados estão sendo feitos de escravos, também não é justo de 4 em 4 anos o presidente do Brasil é uma vez mineiro e outra paulista, também outro absurdo é a roubalheira que tem nas urnas, as fraudes...
    Cadê a liberdade, e igualdade, de fraternidade, justiça, de paz, onde ficou e que o senhor falou? Quero que pense bem no que escrevi e pense no povo não só no senhor as também no seu povo. Então lhe agradeço por ter lido minha carta e o povo também agradece.

    FRANCISLAINI BATISTA

    ResponderExcluir
  11. 12 de janeiro de 1891


    Prezado senhor líder do movimento republicano Quintino Bocaiuva.
    Desde já quero lhe informar que suas ações e decisões não estão sendo de total agrado do povo. Vossa senhoria autor da fala, “a republica, como nós a queremos e como a temos proclamado em vários dos nossos manifestos, tem de ser – e deve ser – um governo de liberdade, e igualdade, de fraternidade, justiça, de paz, de progresso e de respeito para todos os interesses legítimos”, onde a mesma nos encheu de esperança, não está sendo devidamente cumprida. Devido a parte onde se fala em “justiça”, o senhor como representante dos fazendeiros de café e membro do governo provisório, não deveria criticar tão diretamente o ministro Rui Barbosa, pois a intenção dele era de industrializar o Brasil, e trazer um capital maior para aumentar a economia, e não falir os empresários cujo eles obtinham suas fabricas que ajudava o Brasil a crescer. Porém os únicos que deviam ser criticados, não foram, pois os desonestos foram pessoas que se misturam entre nós, e nos golpeiam, quando menos esperamos.
    Vocês, senhores de classe alta, possuem uma diferente visão da nossa, pois se vocês erram os atingidos somos nós.
    Senhores, não queremos causar polêmica, vossa população somente deseja que sua fala seje digna e que o senhor não falte com sua palavra.
    Desde já, agradeço sua atenção a nós do povo.

    JÚLIA BRAVIM

    ResponderExcluir
  12. NOVA VENÉCIA, 01 DE OUTUBRO DE 2009.

    PREZADO SR: QUINTINO BOCAIUVA, VENHO LHE DIZER DIANTE DESSA CARTA QUE SUA IDEIA PERANTE A SOCIEDADE FOI ÓTIMA, PRINCIPALMENTE QUANDO O SR: VEIO A DIZER QUE A RERÚBLICA TEM QUE SER UM GOVERNO DE LIBERDADE, DE IGUALDADE, DE FRATERNIDADE, DE JUSTIÇA, DE PAZ, DE PROGRESSO, DE ORDEM, E DE GARANTIAS PARA TODOS, OU SEJA, VOCÊ TEM UMA.
    IDEIA FEDERALISTA, ONDE FOI DESEJADO UMA GRANDE AUTONOMIA PARA ESTADO.
    PORÉM SR: BOCAIUVA ESSE NÃO FOI O MELHOR MOMENTO, PELO FATO DA POPULAÇÃO ESTÁ EM SEU MOMENTO DE EUFORIA, DEVIDO A CONFLITOS PESSOAIS E SOCIAIS.
    ENTÃO SR: BOCAIUVA, EU DIENNEJFER VENDO ESSA SUA “IDEIA” DE UM LADO É OTIMA PARA A POPULAÇÃO AINDA MAIS VINDO DE UM LÍDER DO MOVIMENTO REPUBLICANO, MAS OLHANDO POR OUTRO LADO NÃO É NADA BOA, PELA SITUAÇÃO DA POPULAÇÃO. MAS TALVEZ SEU OBJETIVO ERA TENTAR ACALMAR A POPULAÇÃO DIZENDO AQUILO,FAZENDO COM QUE AS EXPECTATIVAS DA POPULAÇÃO FOSSEM GRANDES.SÓ QUE SR:QUINTINO BOCAIUVA O SENHOR DISSE AQUILO NO PIOR MOMENTO, E ISSO SÓ PIOROU A SITUAÇÃO DA VOSSA QUERIDA POPULAÇÃO.
    PORTANTO MEU CARO SR: QUINTINO BOCAIUVA EU CONCORDO COM A SUA IDEIA, E NÃO COM A SUA INTENSÃO, POIS ESSA IDEIA NA TEORIA FOI ÓTIMA, JÁ NA PRÁTICA TENHO MINHAS DÚVIDAS.
    E O VOSSO QUERIDO BOCAIUVA O QUE ACHA?
    SENHOR QUINTINO BOCAIUVA DESDE JÁ AGRADEÇO A VOSSA ATENÇÃO!

    DIENNEJFER SOARES. 9b.

    ResponderExcluir
  13. Nova Venécia, 01de Outubro de 2009

    Senhor Quintino bocaiúva essa idéia foi ótima, pois seu objetivo era fazer com que a população acredita-se em você, ou seja, que te levanta-se uma alta confiança. Porém o senhor não era o melhor modelo, pois a situação da população não era das melhores era o final e o inicio de conflitos. Então o senhor dizendo aquilo só iria lhe criar mais problemas além do que o senhor já tinha do movimento republicano, mas nem por causa disso o senhor ia se livrar de problemas. Portanto Senhor eu não concordo com essa idéia, pois ainda existem pessoas sem caracter governando o nosso Estado, então odinheiro público é mal conduzido.
    Então eu cheguei à conclusão que o governo ainda é sem igualdade.
    Poliana, 9c.

    ResponderExcluir
  14. Caro senhor Quindim bocaiúva é por meio desta carta que eu venho lhe dizer que a vossa senhoria disse na sua frase que diz que “A república como nós a queremos”... Tem de ser... Um governo de liberdade, e igualdade... Acho que não cumpriu com sua palavra, e então por isso, nós a população está estrema mente revoltados com vossa senhoria. Senhor está dizendo mentira em cima de mentira, pois o que realmente aqui são guerras após guerras. Até quando isso irá se acabar!?

    Acho que vossa senhoria deveria ter um pouco de dignidade e fazer algo para nós. Ande logo, pois enquanto pença, pessoas estaram morrendo!


    nome: Leonardo chaves pontilesi

    ResponderExcluir
  15. Data:28/06/1902



    VOSSA SENHORIA QUINTINO BOCAIUVA , E NESTA CARTA QUE EU PESSO O SENHO QUE VENHA ME OUVI QUE A SUA POPULAÇAO NÃO ESTA LHE OBEDESSENDO COMO O SENHO VEIO SE EPRESSA NA FRASE QUE DISSIA O SEGUINTE : “a república, como nós a queremos e como a temos proclamado em vários dos nossos manifestos, tem de ser – e deve ser – um governo de liberdade, e igualdade, de fraternidade, de justiça, de paz, de progresso e de ordem; de garantias para todos os direitos e de respeito para todos os interesses legítimos”.
    Venho te lembra que todos manifestantes que estão passando em seu poder não estão cumprindo com a sua ditadura,pois porisso que eu escrevo essa carta com muito prazer para protejer, a sua simples e boa reputação, onde eu quero que as pessoas e os manifestantes o respeita pois a sua frase poderá modificar muito bem a mentes de muitos jovens do futuro , onde quase estamos entrando no século xx,quero que o senho leia esta carta e venha cobra de todos os que estão vivendo o nosso tempo ,para que todos os que venha ler ou ate mesmo ouvir esta carta , e sua frase não tenti se afrustacom outro penssamento ou ate mesmo afluindo o seu assunto tão espresso e abundante aos joves do futuro ,obrigado.!!!


    De: wallace Medeiros França
    Para: Quintino bocaiúva.

    ResponderExcluir
  16. Eriques Gonçalves Leite1 de outubro de 2009 às 10:46

    30 de setembro de 2009

    Caro Senhor Quintino Bocaiúva
    Venho lhe dizer de sua frase que achei essa mesma uma frase que esteve o tempo todo a desafiar os limites postos à população já que é uma missão quase impossível logo de cara as pessoas satisfeitas queriam que você cumpri-se a sua promessa
    Mas o que aconteceu foi que você senhor não cumpriu com nada disso dito as pessoas você não deu liberdade a nenhum das pessoas que são tratadas como escravos só ganham uma migalha de dinheiro e apanham muito não há igualdade pois os senhores aqui são os superiores
    A liberdade, fraternidade, tudo foi de água a baixo o senhor perdeu sua moral conosco e então assim encerro a sua carta dito pelo nome da população.


    Nome: Eriques
    Serie: 9 ano B

    ResponderExcluir
  17. Prezado Quintino Bocaiúva, aqui quem lhe escreve é Rayslâne Pezzin Lourenço. Você afirma que a republica como nós a queremos e como a temos proclamado em vários manifestos, o governo tem de ser - e deve ser, de liberdade, igualdade, de justiça, paz etc. Será que isso aconteceu?
    Ao esclarecer a república foi proclamada. O governo provisório comprometeu-se a fazer tudo que o senhor disse, porém, o resultado foi uma crise catastrófica.
    Venho lhe dizer e criticar, que paz, justiça, fraternidade, m nosso Brasil não está acontecendo, porque nós estamos ouvindo falar de guerras, racismo, escravidão etc.
    Por exemplo, não ouve igualdade como você disse, porque se houvesse igualdade não existiria o voto de cabresto. Nessa época não eram todos que poderiam votar, isso é injustiça ao contrario do que você solicitou, nesse tipo de voto não existia respeito porque o coronel usava formas distintas para arrancar votos. Aconteceu também a política de troca de favores, voto de cabresto, e isso é um uma falta de consideração com os seres humanos e que o senhor possa decretar uma lei que possa nós ajudar a ser pessoas iguais e ter a dignidade de ser cidadãos brasileiros orgulhosos.
    Apesar de tudo você foi um grande homem, um homem de conquistas e com uma capacidade imensa.

    Nova venécia E.S
    01/10/2009




    Rayslâne Pezzin Lourenço.
    9 ano B.

    ResponderExcluir
  18. wallace medeiros frança1 de outubro de 2009 às 10:49

    Data:28/06/1902



    VOSSA SENHORIA QUINTINO BOCAIUVA , E NESTA CARTA QUE EU PESSO O SENHO QUE VENHA ME OUVI QUE A SUA POPULAÇAO NÃO ESTA LHE OBEDESSENDO COMO O SENHO VEIO SE EPRESSA NA FRASE QUE DISSIA O SEGUINTE : “a república, como nós a queremos e como a temos proclamado em vários dos nossos manifestos, tem de ser – e deve ser – um governo de liberdade, e igualdade, de fraternidade, de justiça, de paz, de progresso e de ordem; de garantias para todos os direitos e de respeito para todos os interesses legítimos”.
    Venho te lembra que todos manifestantes que estão passando em seu poder não estão cumprindo com a sua ditadura,pois porisso que eu escrevo essa carta com muito prazer para protejer, a sua simples e boa reputação, onde eu quero que as pessoas e os manifestantes o respeita pois a sua frase poderá modificar muito bem a mentes de muitos jovens do futuro , onde quase estamos entrando no século xx,quero que o senho leia esta carta e venha cobra de todos os que estão vivendo o nosso tempo ,para que todos os que venha ler ou ate mesmo ouvir esta carta , e sua frase não tenti se afrustacom outro penssamento ou ate mesmo afluindo o seu assunto tão espresso e abundante aos joves do futuro ,obrigado.!!!


    De: wallace Medeiros França
    Para: Quintino bocaiúva.

    ResponderExcluir
  19. Rayslane pezzin lourenço1 de outubro de 2009 às 11:00

    Prezado Quintino Bocaiúva, aqui quem lhe escreve é Rayslâne Pezzin Lourenço. Você afirma que a republica como nós a queremos e como a temos proclamado em vários manifestos, o governo tem de ser - e deve ser, de liberdade, igualdade, de justiça, paz etc. Será que isso aconteceu?
    Ao esclarecer a república foi proclamada. O governo provisório comprometeu-se a fazer tudo que o senhor disse, porém, o resultado foi uma crise catastrófica.
    Venho lhe dizer e criticar, que paz, justiça, fraternidade, m nosso Brasil não está acontecendo, porque nós estamos ouvindo falar de guerras, racismo, escravidão etc.
    Por exemplo, não ouve igualdade como você disse, porque se houvesse igualdade não existiria o voto de cabresto. Nessa época não eram todos que poderiam votar, isso é injustiça ao contrario do que você solicitou, nesse tipo de voto não existia respeito porque o coronel usava formas distintas para arrancar votos. Aconteceu também a política de troca de favores, voto de cabresto, e isso é um uma falta de consideração com os seres humanos e que o senhor possa decretar uma lei que possa nós ajudar a ser pessoas iguais e ter a dignidade de ser cidadãos brasileiros orgulhosos.
    Apesar de tudo você foi um grande homem, um homem de conquistas e com uma capacidade imensa.

    Nova venécia E.S
    01/10/2009




    Rayslâne Pezzin Lourenço.
    9 ano B.

    ResponderExcluir
  20. Es - Nova Venécia 01 de Outubro de 2009

    A fraternidade é de que ajude o outro pois sabe que vai precisa.
    Prezado Líder do Movimento Republicano Quintino Bocaiúva é com grande satisfação que lhe escrevo esta carta para falar que nossa população não esta totalmente de acordo com sua atitude e decisões, sobre o que você fez no movimento republicano e sobre o assunto pois você Quintino,cita a republica sendo nossa ou seja como nos a queremos sendo que se fazemos nos pessoas trabalhadoras, saberíamos os acontecimento do movimento republicano que se passa dentro e foram,mas quem sabe dos acontecimentos da proclamação dos vários manifestos em que fizemos ou que você Quintino fez para o povo tem um governo que nós pessoas,cidadão,trabalhadores conhecemos com funciona sua igualdade de sermos iguais termos os mesmo direitos.
    Porem a desigualdade e o desrespeito entre todos políticos e inevitável, o direito de todos os cidadãos não ta sento respeitada, a cada dia a mães conflitos, brigas, roubos, desonestidade, onde ninguém pensa nos reais interesses para a humanidade, e a onde que já não temos mais, para podermos seguir, e avaliarmos se estamos certos por isso que a tanta fraude em todo o nosso país


    bleno silva da cunha

    ResponderExcluir
  21. Presado senhor

    Quintino Bocaiúva

    Venho por meio deste comentar sobre sua belíssima frase cujo desejo de ser cumprido é elevante. A pena é que seus propósitos não, foram obedecidos. Desculpe destacar que não há ordem em nossa república como é relatado em sua frase, nem liberdade menos ainda igualdade entre ambas as partes. Para este país ser justo e integro é necessário haver justiça, e honestidade, pois não vejo nada disso em nossa republica. Suas palavras são bela a pena é que não ao registradas perante a sociedade.Que liberdade existe se os negros mesmo sendo libertos não tem nenhum direito ? Que ordem é essa se para votar somos forçados a eleger quem não queremos?Que paz é essa se estamos vivendo em meio à “ guerras e conflitos “ devido a política ?Apenas há uma coisa certa em que não foi expressa em sua frase! O desejo de o Brasil ser um país justo e autêntico.
    Obrigado pela atenção!

    Por: Hiago Delfino Lourenço

    ResponderExcluir
  22. Eduardo Henrique Bravin1 de outubro de 2009 às 15:53

    De:Eduardo Henrique Bravin para :Quintino Bocaiuva.
    Data:04/08/1868
    senhor bocaiuva,venho através dessa carta lhe dizer que nada que o senhor prometeu se cunpriu,
    Os votos foram uma grande farça,os estados de Minas Gerais e São Paulo se uniram e fizeram uma troca de favores na politica, que ficou conhecida como a politica do café-com-leite.
    Ainda temos a eleição em que os fazendeiros para eleger seu canditos,obrigavam seu funcionarios a vota em quem ele mandasse,senão eles sofriam consequências graves como exemplo:os torturavam,estrupavam sua mulher e até os matavam se fosse o caso e essa política ficou conhecima como o voto de cabresto.
    Por isso vim lhe informa que nada que o senho prometeu se cunpriu.
    Do amigo Eduardo.

    ResponderExcluir
  23. GESIANI MACHADO PIRES1 de outubro de 2009 às 15:58

    A Prezado senhor Quintino Bocaiúva, e com enorme prazer que lhe escrevo, sou GESIANE MACHADO PIRES tem 14 anos e venho falar a respeito de seu manifeste onde afirmou que seu governo deveria ser de liberdade, igualdade, fraternidade, justiça, paz, progresso e de ordem para garantir os direitos e o respeito aos interesses legítimos de todos: Mas quero comentar.
    Que apesar de suas conquistas e de sua capacidade de solicitarmos uma vida boa com toda a justiça e respeito, somos obrigados a votar em nos obrigar, não em quem queremos,ou naquela pessoa que nos promete algo,onde muitas vezes não tem tanto valor como futuro do nosso país,por isso vos solicito que tenha novas idéias e recursos para que acabem com os votos abertos, os votos de cabresto e a troca de favores, e que os países sejam governados por quem realmente reconhece o valor do nossa pátria, com todo o respeito.
    Porem a desigualdade e o desrespeito entre todos políticos e inevitável, o direito de todos os cidadãos não ta sento respeitada, a cada dia a mães conflitos, brigas, roubos, desonestidade, onde ninguém pensa nos reais interesses para a humanidade, e a onde que já não temos mais, para podermos seguir, e avaliarmos se estamos certos por isso que a tanta fraude em todo o nosso país

    ResponderExcluir
  24. Data:28/06/1902



    VOSSA SENHORIA QUINTINO BOCAIUVA , E NESTA CARTA QUE EU PESSO O SENHO QUE VENHA ME OUVI QUE A SUA POPULAÇAO NÃO ESTA LHE OBEDESSENDO COMO O SENHO VEIO SE EPRESSA NA FRASE QUE DISSIA O SEGUINTE : “a república, como nós a queremos e como a temos proclamado em vários dos nossos manifestos, tem de ser – e deve ser – um governo de liberdade, e igualdade, de fraternidade, de justiça, de paz, de progresso e de ordem; de garantias para todos os direitos e de respeito para todos os interesses legítimos”.
    Venho te lembra que todos manifestantes que estão passando em seu poder não estão cumprindo com a sua ditadura,pois porisso que eu escrevo essa carta com muito prazer para protejer, a sua simples e boa reputação, onde eu quero que as pessoas e os manifestantes o respeita pois a sua frase poderá modificar muito bem a mentes de muitos jovens do futuro , onde quase estamos entrando no século xx,quero que o senho leia esta carta e venha cobra de todos os que estão vivendo o nosso tempo ,para que todos os que venha ler ou ate mesmo ouvir esta carta , e sua frase não tenti se afrustacom outro penssamento ou ate mesmo afluindo o seu assunto tão espresso e abundante aos joves do futuro ,obrigado.!!!


    De: wallace Medeiros França
    Para: Quintino bocaiúva.

    ResponderExcluir
  25. Aryane Alves Rodrigues1 de outubro de 2009 às 16:21

    DIA: 01/10/09
    Pensamentos de uma cabeça do Terceiro Mundo em resposta à carta de Quintino Bocaiúva

    Prezado Senhor Quintino Bocaiúva vem aqui lhe comunicar que a frase na qual diz “a república, como nós a queremos e como a temos proclamado em vários dos nossos manifestos, tem de ser – e deve ser – um governo de liberdade, e igualdade, de fraternidade, de justiça, de paz, de progresso e de ordem; de garantias para todos os direitos e de respeito para todos os interesses legítimos”, não está sendo cumprida, pois o povo Brasileiro não em consciência do que faz.
    Em vez de liberdade temos a escravidão do trabalho, em vez de paz temos guerra (disputa pelo poder), no lugar de igualdade temos desigualdade, entre outros por isso digo que do jeito que está não dá para continuar, penso que esse povo é muito inguinorante eles não sabem o que fazem, pois se tivessem consciência dos seus atos e seguissem o que você disse o mundo estaria bem melhor.
    Ciclo de vida do ser humano em minha opinião:
    O ser humano pagando impostos!

    Logo o presidente embolsa todo esse dinheiro.










    Pessoas perdem empregos
    E ficam na rua
    O governo não mexe
    Um dedo para ajudar, e simplesmente
    O que acontece é que:

    Morte e o presidente acha tudo normal
    Esse é o pensamento expressivo
    De uma cabeça do terceiro mundo.
    FIM
    Ass.: Aryane Alves Rodrigues
    9ºC

    ResponderExcluir
  26. Nova Venécia, 01 de outubro de 2009


    Ao Excelentíssimo Srº Quintino Bocaiúvas.

    Venho informá-lo que o ideal da república pregado pelo senhor não ocorreu durante a República Velha, alias, até a atualidade as idéias de liberdade, igualdade, fraternidade, justiça, paz, progresso, ordem direitos e respeito aos interesses legítimos da população, continuam sendo sonhos e ideais que permacem no papel.

    A República velha substituiu a monarquia, mas, por anos e anos a população não teve direito a seus direitos básicos. Exemplo disso é que apenas em 1993 a população decidiu a forma de governo do país. Presidencialista ou Parlamentarista.

    Os presidentes que assumiram durante esse período tinham seu governo baseado no autoritarismo e na centralização, e por muitas vezes entraram em atrito com o congresso, controlado por cafeicultores e militares.

    Outra característica foi o coronelismo e as oligarquias. Que esqueciam do povo o cuidavam do interesse de poucos.

    Enfim, a República como o senhor queria não se deu nem durante a República Velha nem tampouco até a atualidade. Onde justiça, paz, progresso e todas essas expressões são sonhos que a população ainda tenta alcançar.

    Atenciosam ente

    Lara Aparecida Possebom.

    ResponderExcluir
  27. Prezado Quintino Bocaiúva,

    É com enorme satisfação que lhe escrevo esta carta, nela quero falar sobre sua linda frase, porém tenho coisas a dizer que talvez não irá agrada-lo.
    Sua idéia de governo é excelente, podemos afirmar que nada do que o senhor disse está sendo cumprido, não temos liberdade de expressão e não é qualquer um que tem direito de votar, melhor dizendo só os grandes podem, como fazendeiros e ainda o candidato que escolhe quem irá votar nele e caso o escolhido não votar é levado à morte.
    Os negros não foram libertos de verdade, não temos direito a nada e os interesses que temos não são defendidos, não temos justiça.
    Peço-lhes que faça alguma coisa pois o senhor prometeu tanto e não está cumprindo nada.
    Peço desculpas se fui arrogante mais é muito feio falar o que não podemos cumprir.
    Sua frase é verdadeiramente uma farça, apesar de muito linda.

    Obrigada pela atenção.


    Poliana Ferrigini
    9°ano C

    ResponderExcluir
  28. Senhor Quintino Bocauva.

    Escrevo esta carta para ti dize que a sua frase não teve muito valo por que depois que você saiu do governo a República Velha mudo muito mais não foi para melhor e sim para pior, porque a liberdade não foi para todos e sim para alguns.
    Quando você estava no governo você garantiu algumas coisas como a liberdade mais depois você descumprir o que estava escrito na frase e é por riso o Brasil e desse hoje por que eles falam uma coisa e depois não cumpri.
    A igualdade não foi para todos e sim para alguns e a justiça foi uma grande decepção para todos, e o progresso teve bastante mais foi tam grande que hoje o planeta foi muito prejudicado com isso.

    Nome: Kaique Gonçalves da Silva
    Série: 9 ano
    Senhor Quintino Bocauva.

    ResponderExcluir
  29. Presado Senhor Quintino Bocaiuva
    Venho por meio deste, comentar sobre sua belíssima frase, cujo desejo de ser compreendida é inexplicável. A pena que seus propósitos não foram concedidos. Desculpe por destacar que não há ordem em nosso governo, como é relatado em sua frase, nem liberdade, menos ainda igualdade entre ambas as parte. Para este país ser justo e integro é necessário haver honestidade e conhecimento para estar à frente do governo, apesar de não ver nada disso em nossa república. Suas palavras são belas só são desnecessárias diante a sociedade. Que liberdade é essa se os negros mesmo sendo libertos não têm nenhum direito?Que ordem é essa se para votar nós somos forçados a eleger a quem não queremos? Que paz é esse se estamos vivendo em meio a “guerras e conflitos” devido a influencias da política?Apenas a uma coisa certa em que não foi expressa em sua frase. O desejo de o Brasil ser um país sério, respeitado e autêntico.Espero ansiosamente por mudanças , justas , cívicas, e maravilhadas pela sociedade.
    Desde já agradeço pela atenção.
    De: Hiago Delfino Lourenço

    9º B

    ResponderExcluir
  30. Cidade: Nova Venécia
    CEP: 29830-000
    Estado: Espírito Santo
    País: Brasil
    Caro Quintino Bocaiuva, venho por meio dessa carta te agradecer pelo o que fez e ti parabenizar por suas maravilhosas palavras.Mas houve advertências , o Brasil de liberdade como você queria e como está declarado não prevalece como deveria ser, pois o coronelismo está controlando o poder em seus respectivos estados.A liberdade para todos, a fraternidade e a paz , a como seria bom se isso acontecesse , mas infelizmente isso não está sendo gerado.Sr Quintino Bocaiuva quero te dizer que tudo o que fez foi maravilhoso, mas nem tudo aconteceu, durante muito tempo ocorreu um crescimento constante do número de indústrias no Brasil, mais do que isso: a indústria beneficiou-se dos capitais obtidos com as vendas de café. Mas nada do que pensou foi concedido, pois não há liberdade e poucas pessoas têm paz. Mas acho que pelo esforço que tu tens, tenho certeza que iras fazer do Brasil um país melhor.
    Desde já agradeço pela total compreensão.
    Géssica
    9º ano B

    ResponderExcluir

Aquário do Blog HQ

MENSAGENS

TV Novo Tempo